3
respostas

Acúmulo de papéis e responsabilidades

Dada a natureza do NoProjects ser multidisciplinar, é comum ou boa prática existir um acúmulo de papéis? Por exemplo, o facilitador ter atividades de enabler, comunicador e analista.

A questão aparentemente soa simples e ingênua, mas o Scrum e o próprio PMBOK prevêm papéis bem definidos, ainda que por questões de cultura ou restrições financeiras esses acúmulos de função ocorram na vida real.

3 respostas

Felipe, tudo bom?

De ingênua sua pergunta não tem nada, isso para quem está nas trincheiras é uma realidade pouco explorada.

A questão do acúmulo de funções está mais ligada às práticas das empresas em tentar fazer com que pessoas assumam mais de uma função. Quando falamos em equipes multidisciplinares não estamos falando das pessoas fazerem tudo ao mesmo tempo. A questão disso, em qualquer abordagem, é quando um função entra em conflito com a outra. No Scrum o exemplo padrão é o Scrum Master desenvolvedor. Quando ele precisar resolver um impedimento e entregar sua tarefa qual ele vai escolher?

Espero ter ajudado.

Pois é, Ronald, conheço bem o dilema do "Scrum Master desenvolvedor"! Às vezes é muito difícil conseguir de um executivo a compreensão de funções multidisciplinares versus funções conflitantes, isso quando não é solicitado para reduzir a quantidade de papéis da equipe, pois alguns parecem ser desnecessários. Enfim, fico "feliz" em saber que não é uma questão de purismo meu rsrs.

Obrigado pela resposta!

Felipe, com certeza. E outra questão, quando isso é feito não temos um real Ágil. Muitas consultorias vendem dessa forma.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software