Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

ActiveMQ Segurança

Em todos exemplos do curso utilizamos o ActiveMQ sem segurança nenhuma, sem usuário e sem senha. Qualquer um cria filas/topicos e produz e consome mensagens.

Minha dúvida é como restringir esse acesso?

Eu encontrei algumas referências online, porém ficou confuso. Os exemplos que eu encontrei eu só poderia configurar em XML e não tinha como configurar mais de um usuário, para um determinado nível.

Como posso restringir o acesso ao ActiveMQ, de forma que o usuário X só tenha acesso a determinada fila e o usuário Y somente a outra fila?

Deixo como criação a adição de uma aula a respeito disso e sobre como realizar a autenticação.

Muito obrigado

4 respostas

Oi Vinicius,

Adicionei um novo exercício no curso:

https://cursos.alura.com.br/course/jms/task/27286

Obrigado pelo feedback, Nico

Legal Nico, não tinha visto. Muito obrigado

Só mais algumas duvidas

Os usuários crio quantos eu quiser certo? Posso adicionar na lista o usuário João e o usuário Maria

E em relação aos grupos? são apenas esses 3? guests, users e admins?

solução!

Oi Vinicius,

Sobre os usuários: Correto, vc cria quantos quiser, com os nomes e senhas que vc deseja.

Em relação aos grupos: Vc tbm define o nome e a qtd de grupos que vc quiser. Grupos são apenas uma string que representam a "ligação" entre usuário e permissão. Por exemplo, podemos criar o usuário "maria" que pertence ao grupo "clientes":

<authenticationUser username="maria" password="1234" groups="clientes"/>

Repare que eu inventei o grupo. E no authorizationEntry vc associa o grupo com o tópico ou fila:

<authorizationEntry queue="financeiro" read="clientes" write="clientes" admin="clientes" />

Nessa fila clientes podemos ler, escrever e "administrar", mas eu poderia ter chamado o grupo "xpto".

Tudo bem?

abs

Perfeito Nico

Muito obrigado pela explicação

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software