1
resposta

Acrescentariam e ou tirariam algo dessa metodologia??

Espero com esse post ajudar os pragmáticos em montar uma metodologia própria de estudos. Ainda estou fazendo o curso mas acredito que por tanta tentativa e erro e graças a forma como foi apresentado no curso, consegui montar uma metodologia que eu estou seguindo para estudos

Considerando que sou predominantemente CONVERGENTE, e tenho como formas de aprendizado : Visual 10 ; Auditivo 14 ; Leitura e escrita : 4 ; Cenestésico 11 (Para fazer o questionário: https://vark-learn.com/questionario-vark-2/) **

Todo o tempo de estudos terá como o método POMODORO
  1. Escutar as aula, assim que surgir um pensamento, pare e fale em voz alta o seu pensamento

• Pegue o material escrito e as copie o que for útil , utilizando cores e diferentes formatos.
    • Coloque muitos exemplos no seu resumo. Utilize estudos de caso e aplicações para ajudarem com princípios e conceitos abstratos
  2. Explique para você mesmo o que aprendeu com aquela aula.

3. Resumo em fluxograma (plataforma : miro ou lucidchart).

4. Pratique pegar o fluxograma e transformar em palavras , de forma oral.

• Grave sua voz explicando o fluxograma em palavras
    • Aqui você pode sair da cadeira, se gesticular, falar com a parede, fazer a palestrinha.
  5. Participe de fóruns de discussão quando for assuntos que não domina e fale em voz alta as respostas

REPITA ESSE PROCESSO DA SEGUINTE MANEIRA

2x Re escute sua gravação e reestude pelo seu resumo*, fluxograma* ou exemplo* ou exercício*  que criou após 24 horas

*Para seu cérebro acessar o modo DIFUSO, é importante que estude cada dia por um meio, seja fluxograma, seu resumo ou exercício e exemplo

1x Reestude da mesma maneira após 1 semana

1x Reestude da mesma maneira após 1 mês

> Escutar lo-fi durante o processo parece e acalmar e ajuda a lembrar que estou estudando, estou focado.

> Caso você for montar um plano de estudos, considere a ideia dos chuncks e QUEBRE o seu plano de estudos em pequenos blocos de informação, utilizando a técnica acima. Ex: Vou aprender a programar, então hoje eu vou aprender somente a mexer no terminal com comandos básicos, amanha eu vou revisar isto e aprender como que eu crio pastas assim por diante. No final seu objetivo é saber mexer no terminal e você acumulou todos os blocos ou chuncks necessários para ter esse conhecimento.

> O conhecimento é construído, portanto, de diversos blocos, como tijolos em uma grande parede. Como uma parede, ele precisa de tempo para ser construído e desmontado. Se simplesmente jogamos cimento e tijolos de maneira desordenada e rápida, não teremos um muro consistente
**
1 resposta

Gostei bastante do cronograma. Achei bem legal! Acho que uma dos pontos principais deste curso, é a ideia de adaptação das técnicas às nossas caracteristicas individuais, E vc fez isso com o conograma.