Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Acredito que o enunciado precisa ser reformulado não?

Gente, fui fazer o exercício 3 sobre funções e acertei de primeira mas só porque a alternativa 'b' era a única que eu pude ter absoluta certeza de que não era verdadeira. Creio que se houvessem mais alternativas provavelmente iria errar pois as questões A e C são ambíguas. O enunciado deveria deixar especificado que é o no caso de CRIAR UMA NOVA FUNCIONALIDADE, pois por exemplo, a questão A diz que ao declarar uma função é preciso usar o "function", sendo que, o "alert", por exemplo, é uma função e não há necessidade de usar o function, que eu acredito ser usado para CRIAR uma função. A questão C também vai pelo mesmo caminho e diz que toda função possui um bloco, o que de novo deveria estar explícito que é no caso de estar CRIANDO uma nova funcionalidade. Enfim, se houvesse alternativa que dissesse que a A e a C são falsas, com toda certeza eu as marcaria.

Estou errado?

3 respostas
solução!

Oi, Vinicius, não sei se entendi bem sua indagação, mas em programação, "declarar" seria, realmente, o ato de criar a função, da mesma maneira que dizemos que declaramos ou inicializamos uma variável.

var saudacao; // inicializando uma variável
saudacao= "Oi"; // declarando a variável saudacao

var despedida = "Tchau" // inicializando E declarando a variável despedida

Da mesma forma, declarar uma função corresponde ao ato de criar/definir uma função, que é quando usamos a palavra-chave function, damos um nome a ela, abrimos parênteses e o bloco de chaves para escrever as instruções dela.

Por isso, não usamos a palavra-chave function em alert().

Aaah, agora entendi! Não sabia que dizer, "declarar", carregava por si só e unicamente o sentido de criar uma função ou uma variável. Por isso que eu fiquei confuso pois pensava assim: "poxa, se eu escrevo 'alert' ou 'document.write', eu estou declarando um uma função né?", mas agora eu entendi que quando se usa o termo "declarar", diz respeito a "criar" uma nova função ou variável.

Mas então que nome dou ao ato de escrever por exemplo a função "alert" quando estou digitando um código? Seria, dar uma "instrução"?

Vinicius, não sei se há um termo oficial para quando se usa uma função já declarada, mas na maioria das vezes, as pessoas falam que estão "chamando" uma função.