Oi Alexandre, tudo bem?
Primeiramente, muito interessante o seu post.
Como estudante (agora do último ano) do curso de psicologia, aprendi que as referências e estudos servem para nos nortear, mas que cada ser é único, por isso cada um tem a sua subjetividade. Logo, isso me faz refletir sobre o quanto é importante termos autoconhecimento para entendermos o que funciona melhor para cada um de nós.
Eu por exemplo, sou do time da madrugada, acordo todos os dias (inclusive aos finais de semana), às 4:55 (sem despertador, pois o meu relógio biológico já se adaptou com a rotina, e nos finais de semana durmo mais, apesar de acordar), pois vou treinar, é o horário do dia em que fico mais disposta, então aproveito para dedicar esse tempo para eu cuidar de mim. Entendo que muitas pessoas são noturmas, que gostam de trabalhar de madrugada, por exemplo, porque sentem que são mais produtivas, e no final da história: está tudo bem.
Em relação ao autor do vídeo apresentado, concordo quando ele fala que não tem certo ou errado acordar às 4 da manhã, o que vai contar é o quanto eu me sinto disposta de acordo com a minha jornada de sono. Não sou a favor dessa separação de "rebanho e pessoas de sucesso", mas entendo que é o linguajar que ele se apropria para vender o discurso dele.
Concordo que a busca pelo sentido (que ele chama de obstinação), de ver um porque no que fazemos nos ajuda a ter mais ou menos disposição durante o dia.