3
respostas

Acontece um bug que a bolinha trava na raquete e na parede no Scratch

Fiz conforme disposto nas aulas, e mesmo assim a bolinha trava na raquete e na parede e não consigo achar o erro.

https://scratch.mit.edu/projects/756289489

3 respostas

Teve duas causas que consegui encontrar: A primeira é que quando a bolinha encosta em uma raquete, ela só muda a direção, mas não se move, então ela continua encostando na raquete, o que faz com que ela só fique virando sem se mecher. Pra resolver isso foi só colocar um "move 12 steps" depois do "point in direction (direction * -1)".

A segunda causa é que a segunda raquete está muito colada na borda, então quando a bolinha muda a direção, por algum motivo ela fica presa entre a raquete e a borda. Pra resolver isso foi mudar a posição x da raquete 2 pra 225.

Daniel, eu fiz conforme falou, no começo do jogo a bolinha não está mais travando, mas chega uma parte que ela trava na raquete 2 e fica contando vários pontos. [](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

Isso acontece porque do jeito que o seu jogo funciona (quando a bolinha encosta na borda e marca um ponto, ela só quica de volta) , ainda tem como a bolinha ficar presa entre a borda e uma raquete. E a raquete 2 segue a bolinha, então quando isso acontece a bolinha fica presa. No jogo pong original sempre que um ponto é marcado, a bolinha volta pro meio, eu faria isso pra resolver o problema.