Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Acompanhar servidor Tomcat pelo terminal

Olá galera,

Gostaria de saber se há alguma forma de acompanhar o tomcat durante a sua execução pela linha de comando. Como uso o linux, diferente do windows não é aberto um novo terminal com o status do servidor para acompanhar as mensagens de retorno no console do tomcat. Existe alguma forma de ter algo semelhante?

4 respostas
solução!

Olá Rogerio!

Desculpa, não entendi muito bem!

Teria como você me mandar um print de como está aparecendo no seu Linux e como gostaria que aparecesse? (da forma que aparece no Windows).

Aguardo seu retorno!

No Linux, fica exatamente até o trecho de descrição "Tomcat started"

Ao fazer isso no Windows, é aberto uma segunda tela do prompt de comando que é o console do serviço do tomcat.

O que eu quero, é de ter acesso a esse console no linux para ter informação do retorno.

Olá Rogerio!

Peço desculpas pela demora.

Vamos lá, o que você está querendo fazer me parece que é possível utilizando o catalina.sh.

No seu terminal, na pasta bin do Tomcat digite:

./catalina.sh --help

Ele irá te retornar o seguinte:

debug             Start Catalina in a debugger
  debug -security   Debug Catalina with a security manager
  jpda start        Start Catalina under JPDA debugger
  run               Start Catalina in the current window
  run -security     Start in the current window with security manager
  start             Start Catalina in a separate window
  start -security   Start in a separate window with security manager
  stop              Stop Catalina, waiting up to 5 seconds for the process to end
  stop n            Stop Catalina, waiting up to n seconds for the process to end
  stop -force       Stop Catalina, wait up to 5 seconds and then use kill -KILL if still running
  stop n -force     Stop Catalina, wait up to n seconds and then use kill -KILL if still running
  configtest        Run a basic syntax check on server.xml - check exit code for result
  version           What version of tomcat are you running?

Esses são os parâmetros que você pode passar após o comando.

Por exemplo, para ver o servidor inicializando você pode rodar o comando:

./catalina.sh run

Os logs são exibidos ao executar esse comando e você pode "assistir" os eventos do servidor.

Para fazer um teste, na página "localhost:8080" haverá uma página do Tomcat, tente clicar em "Server Status" e erre a senha propositalmente. Você verá que o terminal irá printar que foi feita uma tentativa de autenticação.

Espero que tenha ajudado!

É exatamente isso meu amigo. Muito obrigado :D