Para acompanhar projetos naturalmente utilizo uma ferramenta project demonstrar a evolução, com o SCRUM eu posso continuar utilizando essa ferramenta para demonstrar o acompanhamento das tarefas?
Para acompanhar projetos naturalmente utilizo uma ferramenta project demonstrar a evolução, com o SCRUM eu posso continuar utilizando essa ferramenta para demonstrar o acompanhamento das tarefas?
Olá Sara,
como o Scrum é um framework, ele consegue ser altamente adaptável dado que ele nunca travará como você deve fazer as coisas. Ele apenas dá ideias do que precisa ser feito.
Então você pode sim usar ferramentas que forneçam algumas métricas da evolução do projeto. Tanto que até algumas poucas versões atrás do Scrum Guide, eles sugeriam o Burn Down como uma possível métrica para os desenvolvedores visualizarem o andamento da sprint.
Eu particularmente prefiro quadros de história físicos pelas motivações psicológicas que eles promovem no time, mas sites como Jira e o Trello em que você acompanha o andamento das histórias conseguem até mesmo automatizar a geração de relatórios e gráficos com a evolução do projeto.
Ok, Obrigada Lucas!
Olha, vou contar um pouco da minha experiência. Eu, aqui no trabalho, uso o Trello para acompanhar os projetos do time, aliado a ele eu também uso uma extensão do navegador chamada Scrum for Trello que permite o pessoal colocar pontuação nos cartões, e como para cada Sprint/Concluido crio uma lista única, consigo acompanhar a velocidade. Uma planilhazinha excel ou no Google Sheets faz o trabalho de montar o grafico de velocidade que deixo disponível para todos.
Ainda falta um grafico de burndown, e eu achei um power-up ótimo chamada Screenful que monta TODOS graficos lindamente! :D
Já em outro projeto, o cliente usa JIRA, então tem tudo pronto lá. <3
Ok, Antônio! Obrigada pelas dicas!