Olá, Carlos! Tudo bem?
É muito bom ver que você está se preocupando em utilizar uma comunicação mais consciente e evitar expressões que possam transmitir incerteza ou julgamento. Parabéns pela reflexão!
Quanto à sua pergunta, o termo "tenho a percepção" pode ser uma alternativa interessante ao usar "sinto" para expressar um sentimento emocional ou julgamento. Ambos os termos têm uma conotação subjetiva, mas "tenho a percepção" pode transmitir uma sensação de observação ou interpretação mais objetiva, enquanto "sinto" pode ser mais pessoal e subjetivo.
No entanto, é importante lembrar que a escolha das palavras depende do contexto e da mensagem que você deseja transmitir. Se você quer enfatizar sua experiência pessoal e emocional, "sinto" pode ser mais adequado. Por outro lado, se você quer enfatizar uma observação ou interpretação mais neutra, "tenho a percepção" pode ser uma opção melhor.
Lembre-se de sempre considerar o impacto das palavras que você escolhe usar e adaptá-las de acordo com a situação. A comunicação não violenta nos convida a sermos mais conscientes de como nossas palavras podem afetar os outros e a nós mesmos.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Carlos, se essa resposta te ajudou, por favor,
marcar como solucionado ✓. Bons estudos!