2
respostas

Acho que é culpa do Colab

Estou vendo que muita gente está tendo esse mesmo erro que eu já tive em diversas ocasiões, e em algumas consegui resolver. Ainda não sei como fiz, assim como algumas pessoas também resolveram sem saber exatamente o que fizeram. Estou aqui registrando porque desconfio que seja algo relacionado ao google colab, me parece que ele desconecta e aí não consigo mais criar os arrays numpy, mesmo indo lá e importando de novo a lib. Não sei se faz sentido que seja isso, mas nao sei mexer muito bem nesse notebook, então fica o pedido de ajuda e atenção nesse ponto. Já busquei rapidamente no Alura e não econtrei um curso de Colab, mas acho que seria uma boa algum treinamentinho básico sobre isso... sei lá, dentro da própria formação de Data Science... Se já existe, me perdoem! Não anexei print, mas é sempre isso, "object is not callable".

E quem entende um pouquinho mais, podia dar um help e tentar investigar minha hipótese?rsrsr Obrigada!!!

2 respostas

Olá Vanessa, tudo bem? Espero que sim!

Temos um conteúdo falando sobre o Colab em formato de artigo, caso queira dar uma olhada: Google colab: O que é e como usar.

O erro object is not callable geralmente ocorre quando você utilizar um objeto que não é uma função, como uma variável por exemplo, colocando parênteses ao final. O python entenderá que você está tentando utilizar uma função quando na verdade o objeto não é uma.

Esse erro é comum caso você atribua uma variável que possui o mesmo nome de uma função já existente no python ou em uma biblioteca. Desse modo essa variável irá substituir a função e não poderá mais ser chamada.

Exemplo:

print = 5
print("Texto")

No código acima, em alguma célula foi atribuído o valor 5 à uma variável com nome print, porém já existe uma função com nome print() no python. A funcionalidade dessa função será sobrescrita pela variável e caso você tente utilizá-la em algum momento do código, o erro object is not callable será apresentado na tela.

Bons estudos!

Entendi, João. Já vi esse artigo, mas acho que vale a pena voltar para ler com mais calma a parte "Como começar a usar". Mas é estranho porque eu fui realizando os mesmos passos que o instrutor no vídeo. A única diferença é que eu posso ter parado e continuado no dia seguinte, ou algumas horas depois... Inclusive aconteceu de eu subir o código numa célula que estava ok, rodar de novo e ela dar o mesmo erro. Então a dica, além de tudo que você explicou, é rodar tudo de novo quando der uma parada e voltar ? Li isso na dúvida de alguém. Vou pesquisar se existe comando para isso.

Muito obrigada!! =D