Eu também achei que poderia ter sido melhor explicado esta parte. Mas acredito que consegui entender.
Como esta função vai ser chamada para todos os inputs atravéz do evento 'blur', a primeira coisa é pegar o conteudo do "data atribute" de nome 'tipo'. No caso só o input de data de dascimento tem o 'data-tipo' que recebeu o valor "dataNascimento".
const tipoDeInput = input.dataset.tipo;
Dentro do objeto de nome "validadores" que foi criado, temos no momento apenas um validador com o nome "dataNascimeto". Que esta atribuido à função "validaDataNascimento". Ou seja, sempre que este validador for acionado ele vai chamar a função "validaDataNascimento" passando um input como parâmetro.
const validadores = {
dataNascimeto:input => validaDataNascimento(input)
}
Então primeiramente esta sendo verificado, com "if" se dentro do objeto "validadores" tem um validador de nome "dataNascimeto". Porque este é o conteúdo da variavel "tipoDeInput" atribuido anteriormente. Para os demais inputs que também chamam esta função, este teste deve falhar, porque não possuem o "data-tipo" ou se possuirem, o valor deve sere diferente de "dataNascimeto". A ideia aqui é que cada input tenha o "data-tipo" com valores específicos das validações que serão necessárias implementar no futuro.
Se o input for do tipo "dataNascimeto", então entra na condição e executa a função [Colocar abre e fecha parenteses após o nome da função executa a função] que esta atrelada ao validador de nome "dataNascimeto". Porque "tipoDeInput" é igual à "dataNascimeto". E executa esta função passando o input como parâmetro. Pois é exatamente este parâmetro que a função "validaDataNascimento" precisa para ser executada.
if (validadores[tipoDeInput]) {
validadores[tipoDeInput](input);
}
Ou seja a função "validaDataNascimento" é chamada somente para aqueles inputs que fazem referencia à uma data de nascimento. Outras funções podem ser criadas para validar outro tipo de informação e serem adicionadas ao objeto "validadores" com "data atributes" diferentes.
Espero ter ajudado.