6
respostas

Achei ter feito igual mas ficou com alguns problemas

Boa noite.

A ideia geral de como realizar a programação eu entendi muito bem, aula super didica, no entanto, fiz meu primeiro projeto seguindo os passos, porém a parte de pontuação não deu certo e me parece que a movimentação do oponente também deu errado.

Os pontos as vezes não contam e as vezes marcam duas vezes.

E em relaçao ao oponente, ele nunca acerta a bolinha

Segue o link, se algum puder achar meu erro.

https://scratch.mit.edu/projects/556570408/

6 respostas

Olá Renan, como vai?

Não consegui visualizar seu jogo, aparece que a página não existe ou que o endereço está incorreto. =/

Para habilitar o compartilhamento do seu jogo é só, com seu projeto aberto, ir na barra superior do Scratch em Compartilhar e preencher os dados do seu projeto.

Barra superior do scratch assinalando o botão de compartilhar

Depois disso é só clicar em Copiar o link e colar aqui na resposta do fórum preu conseguir te ajudar melhor, beleza?

Se tiver alguma dúvida é só me retornar aqui =)

Boa tarde.

Agora deve dar.

https://scratch.mit.edu/projects/556570408/

obrigado.

Agora consegui acessar Renan, obrigada!

Seu jogo tá muito bacana, só precisamos fazer algumas alterações pra corrigir essas questões e ele funcionar direitinho, beleza?

1 - Corrigindo o posicionamento dos atores

A primeira coisa que precisamos fazer é corrigir a posição dos atores. No Scratch quando vamos criar um ator é preciso que ele seja criado exatamente centralizado na tela de desenho e que o centro dos dois (ator e tela de desenho) estejam exatamente um no mesmo lugar que o outro. Como os atores estão desenhados fora do centro pode gerar vários bugs no seu jogo, mas vou te mostrar como resolver.

• Para centralizar a bolinha é só ir na aba Fantasias, clicar no ícone de seta para habilitar a seleção, segurar e arrastar a bolinha até que o símbolo de + do centro da bolinha fique exatamente em cima do símbolo de + do centro da área de desenho. Se você não estiver vendo o centro da área de desenho é só ir no botão de diminuir zoom (um desenho de lupa com sinal de -) na parte inferior da área de desenho para enquadrar na tela.

indicação do ícone de seleção na área de desenho do scratch

• Repita esse processo em todos os atores (bolinha e raquetes), eles passarão a ter como referência o centro da tela de desenho e você vai conseguir controlar melhor a posição com o x e o y e não terá mais problemas com o posicionamento.

2 - Corrigindo o posicionamento das raquetes

Como alteramos a posição central dos atores precisamos corrigir também o posicionamento das raquetes.

• Minha Raquete

No ator Minha raquete precisamos corrigir a posição de de y que está -0 e como o número zero não comporta sinal de positivo ou negativo isso pode acabar gerando problemas no jogo. Corrigindo ficaria assim:

Código do Scratch com posicionamento da minha raquete com x em -220 e y em 0

• Raquete Oponente

Aqui na Raquete oponente precisamos alterar a mesma coisa da Minha raquete, tirar o sinal de - do número zero na posição y. Além disso precisamos também corrigir o posicionamento de x da raquete quando inicia o jogo, pra funcionar direitinho ele precisa ser igual ao definido no código anterior, no seu caso você definiu o valor de 220. Alterando os dois itens o código ficaria assim:

Código de posicionamento da raquete do oponente

3 - Movimentação da raquete do oponente

A raquete do oponente não está acompanhando o movimento da bolinha pois na hora de colocar o código de mudança da posição você acabou inserindo um sinal de - junto com o número ficando posição y - -50 ao invés de posição y - 50. Nesse caso como já estamos incluindo o sinal de subtração no operador não precisamos colocar ele no número, senão dá conflito no posicionamento. Corrigindo essa parte ficaria assim:

Indicação de posicionamento da raquete do oponente

Bônus - Melhorando a contagem de pontos

Aqui vai uma sugestão pra melhorar a contagem de pontos do seu joguinho, você vai perceber que em alguns momentos a bolinha passa por trás da raquete e acaba computando vários pontos de uma vez. Para resolver isso temos três opções:

• Aumentar o tamanho da bolinha;
  • Diminuir a distância entre as raquetes e as bordas;
  • Incluir o código de espere 1 seg nos blocos de código de pontuação. Isso fará com que toda vez que for computado um ponto demore mais um segundo para computar o próximo, acabando com esse problema da pontuação múltipla. Ficaria assim:

Inclusão de temporizador no código

Prontinho, fazendo essas alterações seu jogo vai funcionar como você espera. Testa aí e depois me conta se deu certo.

Espero ter ajudado e qualquer coisa é só mandar aqui. Bons estudos. =)

Achei realmente sensacional, o forum me auxiliou com uma dúdiva sobre localização dos Controladores.

https://scratch.mit.edu/projects/557867753/

A resposta da Jennifer deveria ser coloca na ultima parte da aula aonde ficam as imagens com Codigo Criado no Scratch

resolveu todos os pequenos erros que aconteceram no meu jogo.

Obrigado, Jennifer

Olá Bruno e Lucas, como vão?

Que bacana que o fórum ajudou vocês!! É esse o objetivo mesmo, poder trocar ideias e compartilhar os conhecimentos =)

Fico feliz que conseguiram solucionar as dúvidas de vocês por aqui e finalizar o projeto do curso. Caso tenham mais alguma questão fiquem a vontade para mandar pelo fórum, beleza?

Bons estudos por aí =)