Olá, Afonso.
Tudo certo.
Sim, eu entendo que a variância é levada em conta no cálculo da curtose. Mas a variância não define a curtose. Um exemplo disso é a própria distribuição normal que sempre tem curtose igual a 3 para quaisquer valores de média e variância.
Essa ligação direta conceitual entre variância e achatamento da curva não é feita na Estatística. Essa ligação direta vai confundir qualquer estatístico.
Além disso, não existe "largura da curva" na Estatística. É o intervalo de confiança que tem largura, não a curva de distribuição de probabilidade. A variância da distribuição afeta diretamente a largura (amplitude) do intervalo de confiança.
Fazendo uma analogia com orientação a objetos, uma curva de distribuição não possui o atributo "largura". A curva de distribuição possui atributos como suporte (espaço de variação), média, mediana, variância, assimetria, curtose, etc.
A "largura" parece ter sido usada para se referir ao efeito visual provocado pela ação conjunta da variância e da curtose da distribuição.
Abraço!