3
respostas

Acesso via ssh

Olá. Bom, não está fácil acompanhar esse curso pois não sei se não estão passando todas as informações, a versão é diferente ou eu já teria que ter algum conhecimento prévio. Faço tudo como é mostrado, embora versão do VirtualBox seja diferente isso não afetou, e as coisas não acontecem como deveriam. Para acessar a VM via ssh vejam o que acontece:

Não sei o que fazer. Consultei a Luria que me deu uma série de comandos para verificar se a SSH está rodando com sucesso como : sudo systemctl status ssh, sudo systemctl start ssh etc e fiz tudo e o resultado depois de todas as instruções dada pela Luria foi: 'Failed to enable unit: Unit file ssh.service does not exit' e 'Failed to start ssh.services: unit ssh.service not found. Bom, não sei o que fazer.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

3 respostas

Olá, Sérgio!

Pelo que você descreveu, o erro "Connection timed out" no SSH e as mensagens de erro como "Unit file ssh.service does not exist" indicam que o serviço SSH não está rodando na sua máquina virtual.

A mensagem "Unit file ssh.service does not exist" sugere que o SSH não foi instalado ou não está configurado corretamente na sua VM. Para resolver isso, você precisará instalar o servidor OpenSSH na sua máquina virtual.

Primeiro, você precisa acessar a sua máquina virtual. Use o próprio VirtualBox para iniciar a VM e entrar no terminal dela, sem usar o SSH por enquanto.

No terminal da sua VM, digite os seguintes comandos, um de cada vez. O sudo é necessário para executar comandos com privilégios de administrador.

Atualize a lista de pacotes:

sudo apt-get update

Instale o servidor OpenSSH:

sudo apt-get install openssh-server

Verifique o status do serviço SSH

sudo systemctl status ssh

Se o serviço estiver rodando, você verá uma mensagem como "active (running)" na saída do comando.

Verifique a configuração de rede do VirtualBox

Além da instalação, é crucial que a rede da sua VM esteja configurada corretamente para permitir a conexão. Se a sua VM estiver configurada com "NAT", pode ser necessário configurar o redirecionamento de porta (port forwarding) no VirtualBox para que o seu computador host possa se conectar à VM.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Olá José, obrigado pela atenção.

Fiz tudo como você recomendou e o problema continua. Será que não seria melhor tentar o WSL? Vou tentar e te dou um feedback.

msg: Unit ssh.service could not be found Rede_configuração

Oi José. Então, optei por usar o WSL e não estou tendo problemas. Obrigado