4
respostas

Acesso travando

Boa tarde.

Não estou conseguindo assistir os vídeos. Está travando, o que está havendo? Em alguns cursos este problema não ocorre.

Obrigada. Flávia

4 respostas

Olá Flávia, como vai?

Sentimos muito pelo ocorrido. Poderia por gentileza me passar algumas informações, por exemplo, qual vídeo ou quais vídeos, se vídeo começa e trava em alguma parte específica ou não carrega, navegador que está utilizando.

Muito obrigado pela ajuda.

: )

Olá Guilherme, estou com problemas em todos os vídeos desde que comecei este curso. O vídeo inicia e trava com a continuação. Utilizo o chrome para acesso.

Obrigada. Flávia

Olá Flavia, boa tarde! Tudo bem ? Flávia, os vídeos dos cursos do Alura tocam em alta definição por padrão. Se sua conexão não for muito boa, recomendamos clicar no botão HD do vídeo, desabilitando assim a versão high definition.

Mesmo que você tenha contratado uma boa conexão, pode ainda ter problemas ao carregar os vídeos. Pode estar acontecendo uma prática conhecida como traffic shaping. É um truque que alguns provedores fazem para evitar que você gaste muita banda. Ele detecta que você está vendo um vídeo no YouTube, no Netflix, no Vimeo ou em outro site como esses e limita sua velocidade propositalmente, mesmo que você pague por mais. É uma prática ilegal e o Alura acaba sendo atingido, já que utilizamos serviços do vimeo para hospedar nossos vídeos. Você pode ver nesse link do Netflix quais são os provedores que mais controlam sua velocidade de conexão e prejudicam os serviços de vídeos.

Estamos trabalhando com diversos outros serviços brasileiros para que os provedores respeitem a lei e o marco civil da Internet, para que essa prática acabe.

Caso você queria uma solução imediata, a opção é o uso de proxys e VPNs. Há uma versão gratuita, porém limitada, chamada Tunnel Bear, e que já possui plugin para o chrome: https://chrome.google.com/webstore/detail/tunnelbear-vpn/omdakjcmkglenbhjadbccaookpfjihpa

O navegador Opera, cada vez ganhando mais terreno entre desenvolvedores e pessoal de tecnologia, oferece uma VPN gratuita: http://www.opera.com/blogs/desktop/2016/04/free-vpn-integrated-opera-for-windows-mac/

Alguns alunos reportaram também que, às vezes, mudar o DNS que você está usando pode fazer cair em um IP que esteja sem bloqueio. Teste mudar o DNS da sua máquina para o 1.1.1.1 (do CloudFlare) ou o 8.8.8.8 (do Google).

Caso sua operadora seja Vivo, há também alguns passos que você pode fazer: Ligue para o suporte Vivo Internet SP: 10315 (fora de SP - *8486 ou 1058). Siga a triagem do atendimento eletrônico até o canal de suporte e problemas técnicos. Explique o problema de carregamentos de vídeos através do serviço Vimeo. O atendente vai realizar alguns testes, provavelmente pedindo para desligar o modem da vivo por alguns minutos, para que possa realizar uma "carga" na conexão. Se preferir, poderá enviar um e-mail para abuse.br@telefonica.com, descrevendo esse problema. Tem resolvido para os nossos alunos.

Obrigada Leonardo. Não realizei nenhum procedimento citado, pois o acesso normalizou.

De qualquer forma agradeço.

Flávia

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software