1
resposta

Acesso pasta na HOME de outro usuário

Criei um usuário "aragao3" e inclui o meu usuário "aragao" ao grupo de usuários "aragao3", porém ao tentar acessar a /home/aragao3 deu permissão negada, mesmo garantindo que eu estava no grupo "aragao3".

Alguém consegue me ajudar com essa dúvida? Mesmo estando no mesmo grupo de usuários, eu não consigo acessar a HOME de outro login?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, João.

Tudo bem?

Pelo que você descreveu e pela imagem que você compartilhou, parece que o problema parece estar relacionado às permissões do diretório /home/aragao3. Mesmo que você tenha adicionado o usuário "aragao" ao grupo "aragao3", é necessário garantir que o diretório /home/aragao3 tenha as permissões adequadas para permitir o acesso do grupo ao diretório.

Normalmente, os diretórios home dos usuários são criados com permissões restritas, geralmente permitindo acesso total apenas ao próprio usuário (proprietário). Para permitir que membros do grupo acessem o diretório, você precisa modificar as permissões do diretório para incluir permissões de leitura e execução (e talvez escrita, dependendo do caso) para o grupo.

Você pode fazer isso usando o comando chmod para alterar as permissões do diretório. Aqui está como você pode tentar fazer isso:

1. Abra o terminal.

2. Execute o seguinte comando para alterar as permissões do diretório:

sudo chmod 750 /home/aragao3

Este comando define as permissões para que o proprietário (aragao3) tenha acesso total (7), os membros do grupo (aragao3) tenham permissão de leitura e execução (5), e outros usuários não tenham acesso (0).

3. Verifique se as permissões foram alteradas corretamente com:

ls -ld /home/aragao3

Isso deve mostrar as permissões atualizadas para o diretório.

Se você deseja que os membros do grupo também possam escrever no diretório, você pode usar 770 no lugar de 750 no comando chmod, o que permitirá leitura, escrita e execução para o grupo.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.