2
respostas

Acesso Mysql do host local

Boa noite João! Tudo bem? Consegui realizar o acesso do meu Resource StatefulSet referente ao sistema para um Container Mysql rodando no Docker local e para um Resource StatefulSet em meu Cluster do Minikube. Como faço para conectar em um banco de dados Mysql rodando no host local? É possível? Desde já agradeço pela ajuda. Abraço!

2 respostas

Olá Eduardo, tudo bem? Não entendi muito bem sua dúvida Eduardo, você quer dizer conectar o seu Resource StatefulSet ao MySQL rodando no host mesmo, sem utilizar container é isso? Bem, se for isso mesmo, sim é possível, porém é preciso algumas configurações, e pode dar um certo trabalho fazer isso, primeiro se você estiver usando o VirtualBox pode ser mais tranquilo já que ai você vai poder utilizar a rede NAT para colocar todos em uma rede, para que haja a comunicação.

Note que os pods que estão executando dentro do minikube não conseguem identificar o endereço localhost logo, não é possível usar o localhost, a solução é criar uma rede, no caso do VirtualBox, podemos utilizar a rede NAT, para fazer com que o minikube se comunique com o MySQL que vai precisar estar executando com um IP diferente do 127.0.0.1 (localhost), o MySQL precisa ser executado em um IP que esteja dentro da rede NAT, ou seja usando um IP que esteja nessa rede para que a comunicação possa acontecer.

Espero ter ajudado!

Boa noite Jonilson, tudo tranquilo e com você? Minha dúvida era exatamente essa mesmo. Acho que entendi sua explicação, você já conseguiu me dar um norte para eu correr atrás. Vou tentar aqui e qualquer coisa entro em contato novamente. Muito obrigado pela atenção! Valeu!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software