Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Acesso de outros computadores à minha web service

Olá,

Gostaria de saber como posso permitir que outros computadores em outras redes possam acessar a minha web-service. Vi que tenho que fazer alguma espécie de redirecionamento de porta TCP/IP, porém não achei nada concreto nos fóruns por aí fora.

Também vi que alguns instrutores da Alura já falaram no ngrok, mas e quando eu quero persistir o mesmo endereço? Aparentemente o endereço no ngrok muda cada vez que o serviço é reiniciado.

2 respostas
solução!

Para permitir uma chamada do mundo exterior para o seu PC:

• Você precisa ter um endereço IP estático para sua conexão à Internet ou usar um serviço DNS dinâmico
  • Você precisa configurar seu roteador para encaminhar solicitações ao seu endereço público estático para o seu computador (já que seu roteador provavelmente suporta vários computadores e precisa saber qual específico deve lidar com a solicitação)
  • Se você usar um firewall de software como o Firewall do Windows, precisará informar que ele pode aceitar solicitações nessa porta.

Configurar isso não é trivial, mas não é difícil. Observe, no entanto, que assim que você instruir o roteador a encaminhar uma porta para você, você pode estar ignorando a maior parte ou toda a proteção que o roteador pode estar oferecendo contra ataques no computador (nessa porta; e geralmente na verificação de portas dos invasores).

Obrigado, Otávio.

Sinceramente não sei se as configs acima são fáceis ou até mesmo gratuitas, mas pelo menos já me dá um norte como guia de pesquisa.

A ideia é utilizar meu próprio computador como servidor para serviços simples que disponibilizaria apenas para alguns amigos testarem de suas casas. Não queria utilizar máquinas na nuvem para não ter que pagar por serviços que não teríam retorno.