Não ficou claro para mim, mas pelo que entendi o SQL faz acesso aos dados diretos no csv. Esta correto isso? O RStudio faz isso dinamicamente?
Obrigado.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não ficou claro para mim, mas pelo que entendi o SQL faz acesso aos dados diretos no csv. Esta correto isso? O RStudio faz isso dinamicamente?
Obrigado.
Oi Rafael, :)
se eu entendi bem, é quase isso.
Quando usamos o pacote sqldf, chamamos a função sqldf() que, por debaixo dos panos, vai criar um banco de dados e importar os dataframes para esse banco. Então é como se o SQL acessasse diretamente uma cópia dos dataframes.
Esse processo vai acontecer quando chamamos a função, e aí na hora de retornar o pacote entende qual classe representa cada coluna do dataframe e cada coisa fica no seu lugar. O que depende mais do pacote do que do próprio RStudio.
Se quiser saber os detalhes do sqldf, queria deixar um link para a documentação do CRAN (em inglês). Nesse pdf explicam inclusive como que é feita essa relação entre classe do sql e coluna do dataframe (caso fique curioso).
Espero ter respondido, qualquer coisa só postar aqui novamente.