Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Acesso ao Banco de Dados

Fala galera :)

Estou fazendo a trilha c# e em paralelo estou criando uma aplicação própria para me aprofundar. Só que na hora de implementar o banco de dados SQL Server (conforme aprendi no curso) não soube como fazer a conexão.

Vou ser mais específico: Preciso saber como deixar o meu banco "online" (local host) e como acessá-lo através do código (abrir conexão, enviar querys e receber os dados).

alguém consegue dar um help? =/

5 respostas

Olá Victor, tudo bem cara?

Bom, você já tem o banco criado, certo?

Quando você se conecta com esse seu banco, ele pede um usuário e senha ou você se autentica com o seu usuário do windows? Se for com usuário e senha, provavelmente a sua connection string tem que estar nesse formato:

Server=localhost;Database=nomeDoSeuBanco;User Id=usuario;
Password=senha;

ou:

Server=localhost\nomeDaInstancia;Database=nomeDoSeuBanco;User Id=usuario; Password=senha;

Caso você se autentique com o usuário do windows, tente assim:

Server=localhost;Database=nomeDoSeuBanco;Trusted_Connection=True;

:)

Opa Gabriel!

Já me ajudou bastante, mas pra completar a missão:

De que forma eu chamo essa ConnectionString? (Quais métodos posso usar?)

E também gostaria de saber de que forma tenho que fazer essa conexão na minha aplicação, para que vários clientes possam acessar este banco (no futuro) sem que eu tenha que manter muitas conexões disponíveis (ex.:Connection Pool do Java)

Victor, essa ConnectionString você tem que tem que armazenar em algum lugar(geralmente arquivo de configuração xml, como app.config ou web.config) . Depois, quando for criar o objeto que representa a conexão no seu código C#, você precisa preencher a propriedade ConnectionString com o valor que armazenou.

Esse artigo pode te ajudar http://www.codeproject.com/Articles/823854/How-to-connect-SQL-Database-to-your-Csharp-program

Você não fez nenhum curso da trilha C# em que se conectou com um banco de dados ainda?

Opa Gabriel!

Exatamente! Isso na verdade tem me deixado frustrado. A trilha C# tem 2 cursos relacionados à banco de dados (SQL Server I e II) só que em ambos, os exercícios e as querys são feitas no Management Studios, e não no C#. Assim, não aprendi como fazer as conexões e etc.

solução!

Victor, faça os cursos de c# e .Net para a web :) Lá você vai aprender a se conectar com o banco.