Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se
Ainda não tem acesso? Estude com a gente! Matricule-se

acesso a partir de outra máquina na rede

Boa noite,

estou tentando acessar de outra máquina de minha rede local com o comando

ssh -i id_bionic vagrant@192.168.0.13

A máquina não possui o vagrant instalado, e a permissão de acesso é negada. Como poderia acessar a máquina virtual a partir de uma outra máquina? É necessário instalar o vagrant em todas as máquinas que acessarão à máquina virtual criada?

Obrigado

3 respostas

Olá João Rodolfo, tudo bem? Veja se entendi corretamente, você está numa máquina que não tem o Vagrant instalado correto? E quer acessar via SSH uma máquina virtual que está sendo executada em outra máquina da sua rede local que tem o Vagrant é isso mesmo?

Se for isso mesmo, a questão é que você precisa fazer algum tipo de redirecionamento, porque quando você executa o comando ssh -i id_bionic vagrant@192.168.0.13 você está tentando acessar a porta 22 da máquina da rede local com o IP 192.168.0.13, só que no seu caso você precisa acessar a porta 22 da máquina virtual.

E a solução para isso é você usar um IP estático ou seja private_network na sua máquina virtual provisionada com o Vagrant, porque com isso sua máquina virtual vai obter um IP diretamente da sua rede local, e você vai conseguir acessar a mesma diretamente dessa forma que você está tentando, mas lembre que o IP deve está na mesma faixa de IP da sua rede local, e você pode definir isso no seu Vagrantfile da seguinte forma

Vagrant.configure("2") do |config|
  config.vm.network "private_network", ip: "192.168.0.13"
end

E com isso você deve conseguir o acesso a máquina diretamente usando a chave pública que o próprio vagrant cria no momento em que está criando a máquina virtual.

Espero ter ajudado!

Boa tarde,

essa configuração do ip estático na máquina virtual foi feita, inclusive a partir da outra máquina eu consigo pingar a máquina virtual criada com o Vagrant e acessar via nevegador o nginx que foi instalado em aulas anteriores.

Certo, entendi! Agora, você realizou o processo de criação do par de chaves como o instrutor apresentou no vídeo? Criando o par de chaves e depois copiando para a máquina virtual foi isso? Bem se for pode ser por esse motivo, você deveria então criar um par de chaves a partir dessa sua máquina física (que não está com a máquina virtual rodando) e depois copiar a chave pública para a máquina virtual, e tentar realizar o comando:

ssh -i <nome-sua-nova-chave-privada> vagrant@192.168.0.13

E fala pra gente o resultado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software