A configuração desta aula é que deve ser realizada para dar acesso a minha aplicação? Ou só para o desenvolvimento do banco de dados?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
A configuração desta aula é que deve ser realizada para dar acesso a minha aplicação? Ou só para o desenvolvimento do banco de dados?
Ei, Ricardo! Tudo bem?
Sobre o acesso da aplicação e a configuração do pg_hba.conf no PostgreSQL, ela é utilizada nos dois cenários: desenvolvimento e produção.
O pg_hba.conf é o arquivo responsável por definir quem pode se conectar ao banco de dados, de onde essa conexão pode ser feita e qual método de autenticação será utilizado. Então, sempre que uma aplicação precisar acessar o PostgreSQL, essa configuração deve permitir essa conexão.
Em um ambiente de desenvolvimento, é comum utilizar regras mais flexíveis para facilitar os testes. Já em produção, o recomendado é criar regras mais restritivas, permitindo apenas os IPs, usuários e bancos de dados realmente necessários.
Imagine que uma aplicação sua precisa se conectar ao PostgreSQL de algum lugar, certo? Seja em desenvolvimento, testes ou produção. Então você precisará configurar:
Espero ter ajudado e conte sempre conosco.