Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Acessibilidade Web com Angular

Olá Nathan!

Estou acompanhando seu curso de acessibilidade web e achei bastante interessante e útil. Com certeza vou usar muitos conhecimentos em meus projetos. Mas surgiu uma dúvida: Desenvolvo em Angular com typescript no frontend. Pelo que percebi, vou usar muitas das melhorias relativas a acessibilidade, mas outras não. Digo isto, porque o Angular tem uma estrutura bastante diferente do HTML puro. Muitas das tags de controle do HTML simplesmente não existem e outras tags tem atributos bem diferentes, justamente para utilizar todo o poder do Angular. Como nunca utilizei em nenhum projeto procedimentos de acessibilidade, vou começar agora. Essa é minha dúvida: Será que conseguirei usar o NVDA numa estrutura HTML+Angular? Parabéns pela didática! José Marcos Dias

1 resposta
solução!

Olá, José!

Fico feliz que você esteja achando o curso de acessibilidade web interessante e útil! Sua pergunta é muito pertinente e mostra que você está realmente se aprofundando no assunto. Em relação à sua dúvida, sim, você pode e deve utilizar ferramentas de acessibilidade como o NVDA em uma estrutura HTML+Angular. O Angular é um framework poderoso que possibilita a criação de aplicações web dinâmicas e com diversas funcionalidades. No entanto, é importante lembrar que, no final das contas, assim como o React, Vue e Angular, todos são interpretados da mesma forma: HTML, CSS e JS, mesmo não sendo "puro", você deve conseguir seguir normalmente, com a ferramenta.

Portanto, é possível, sim, utilizar o NVDA em uma estrutura HTML+Angular. O NVDA é um leitor de tela que funciona com base no DOM (Document Object Model) da página, ou seja, ele lê o conteúdo da página a partir da estrutura HTML. Sendo assim, desde que a estrutura HTML+Angular seja bem formada e semântica, o NVDA será capaz de ler o conteúdo corretamente.

A acessibilidade é uma parte crucial do desenvolvimento web, e é ótimo que você esteja se esforçando para tornar suas aplicações acessíveis!

Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!

Sucesso

Um grande abraço e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!