8
respostas

Acessibilidade no Cisco Packet Tracer

Olá a todos, Me chamo Guido, e moro em Santa Catarina Florianópolis. Tenho deficiência visual, e por isso uso um leitor de telas para mexer com os aplicativos. Um leitor de telas, é um programa que usa um sintetizador de voz para ler os componentes gráficos da tela. No entanto, não estou conseguindo mexer no Cisco Packet Tracer. Gostaria de saber se o programa tem atalhos de teclado, ou se posso mexer no aplicativo por linha de comando? Um abraço a todos, aguardo retorno!

8 respostas

Boa noite Guido, tudo bem?

Obrigado por fazer o curso, fico muito contente. Sei que o programa tem alguns atalhos de teclado, nesse curso estaremos trabalhando basicamente com os roteadores, switches, hubs. Para mostrar tais equipamentos seriam os seguintes atalhos:

Switch: CTRL + Alt + S
Hub: CTRL + Alt + U
Roteador: CTRL + Alt + R

Estou colocando abaixo o link com todos os atalhos presentes no Packet Tracer: https://www.cisco.com/c/dam/en_us/training-events/netacad/downloads/pdf/CiscoPTkeyboardShortcuts.pdf

Nesse meio tempo, enviei um email para o time de acessibilidade da Cisco, perguntando para eles se eles possuem um programa alternativo e a melhor maneira de utilizá-lo.

Abs

Quando eu pressiono esses atalhos, ele já coloca os dispositivos no projeto, ou terei que arrastá-los para dentro do arquivo? Gostaria de saber se posso arrastar os equipamentos via teclado, e saber a posição de cada equipamento no projeto. Desde já, agradeço pelo suporte e pelas primeiras instruções.

Olá Guido, tudo bem?

Com esses atalhos, ele mostraria na aba os tipos de equipamentos, mas ainda seria necessário arrastá-los para dentro do projeto. Fiz uma pesquisa se teria como arrastá-lo com atalhos do teclado, porém ainda não encontrei na documentação, hoje entrou em contato comigo um dos engenheiros da Cisco, ele ficou de verificar e deve me dar uma posição até início da semana que vem.

No curso nós estaremos utilizando o Switch que fica na primeira posição, modelo 2950-24, o roteador que usamos também está na primeira posição, modelo 1841, assim como o Hub que assim como os demais, também está na primeira posição e teria o nome de Generic.

Para conectar esses equipamento nós teríamos os cabos que seriam chamados pelo atalho CTRL + Alt + O.

No curso eu mostro a conexão com dois cabos distintos, o cabo direto e o cruzado, mas ele pode ser ajustado automaticamente com a opção Automatic, esse cabo assim como os demais equipamentos, também estaria na primeira posição.

Abs

Olá Guido, tudo bem?

Um dos engenheiros da Cisco entrou em contato comigo e pediu para verificar com você qual seria a tecnologia que você utiliza no seu computador para acessar os recursos, poderia por favor confirmar?

Obrigado

Olá, tudo bem? Utilizo um leitor de telas chamado NVDA, que é um acrônimo para None Visual Desktop Access. Agradeço pela atenção desde já, tanto por parte do instrutor quanto pelo engenheiro da Cisco.

Olá Guido, tudo bem?

O engenheiro da Cisco me retornou e disse que eles não teriam tantos recursos a mais além daqueles atalhos do teclado, infelizmente. Estive procurando algumas alternativas para o Packet Tracer e encontrei um projeto chamado INetSim que pelo que eu li é um programa de simulações de rede que oferece uma acessibilidade melhor do que o Packet Tracer, porém tentei executar na minha máquina e o mesmo não completou a instalação, vou continuar tentando para ver se consigo um resultado melhor.

Nesse meio tempo, você conseguiu verificar as transcrições dos vídeos dos cursos? Ficou com alguma dúvida?

Abs

Olá Instrutor, Tudo bem? Li a respeito do iNetSim, e descobri que é um projeto em início, e portanto com alguns bugs. Lá, eles assumem que o código fonte não está dos melhores, e que neste meio tempo eles aprenderam muito sobre a orientação a objetos em PERL, linguagem em que o software foi desenvolvido. Eles afirmam melhorar o projeto em atualizações futuras. Quanto ao conteúdo do curso, consegui sim realizar todas as atividades teóricas, e a didática do curso fez com que eu tivesse um excelente aprendizado, o que já é muito bom para a minha meta pessoal. Agora, tenho uma dúvida: Em algum curso de redes da alura, é abordado a camada OSI e seus protocolos? Desde já agradeço.

Olá Guido,

Obrigado pelo retorno, fico muito contente em saber que o curso conseguiu ajudar. Legal, eu abordo em mais detalhes os modelos da camada OSI e os protocolos no curso de certificação da Cisco, você poderá acessá-lo nesse link: https://cursos.alura.com.br/course/certificacao-ccna-parte-1

Qualquer dúvida, estou à disposição!

Abs