Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

acessibilidade do SQLite online e aplicação do curso com leitores de tela

Olá sou Luiz Felipe, e estou fazendo esse curso para aprender o básico de SQL. Porém, não estou conseguindo aplicar quase nada do que o curso pede, devido à falta de acessibilidade do site do SQLite online. Desse modo, gostaria que a Alura testasse o site e tentasse refazer tudo o que o curso manda nele usando um leitor de tela, como o NVDA, por exemplo. Gostaria de ser orientado de como proceder nesse site usando o NVDA, pois não estou conseguindo aplicar nada sozinho, até para importar um arquivo eu precisei de ajuda. Gostaria de demonstrações em áudio para usar o SQLite online com leitores de tela. Caso o site não seja mesmo acessível, gostaria que a Alura, mesmo à longo prazo, readaptasse esse curso, para que usuários cegos também possam aprender sem grandes problemas. Obrigado pela atenção, e bom trabalho a todos.

4 respostas

Olá, Felipe, tudo bem?

Primeiramente, quero agradecer por compartilhar sua experiência. Lamento muito que você esteja enfrentando dificuldades com a ferramenta, e seu relato é muito importante para nós. A acessibilidade é uma prioridade, e não é essa a experiência que queremos proporcionar aos nossos alunos e alunas.

Considerando sua sugestão de teste e aperfeiçoamento do curso, já encaminhei o seu relato para a equipe responsável. Você será contatado sobre essa situação.

Mais uma vez, obrigada por compartilhar esse feedback. Estamos à disposição.

Abraços e bons estudos!

Muito obrigada por responderem, é importante que resolvam esse bug, para que não só eu, mas outros usuários com deficiência, possam aprender e aplicar o conhecimento com facilidade. Só gostaria de saber por qual canal vou ser contatado sobre o resultado dos testes e providências, é aqui pelo fórum mesmo? Desde já agradeço pelo apoio.

Olá equipe Alura! Tudo bem? Como está o progresso para tornar o curso de SQLite online mais acessível? Poderiam me informar o que está sendo feito? Gostaria de ser atualizado sobre isso, pra quem sabe eu ajudar também.

solução!

Oi Luiz!

Obrigada por aguardar. Fizemos uma pesquisa, testamos e simulamos a acessibilidade no SQLite Online e infelizmente ele não é acessível. Ficaremos atentos nisso nos próximos cursos.

Também conversamos com pessoas desenvolvedoras com deficiência visual e foi relatado que o PostgreSQL é um pouco mais acessível nesse quesito e que, inclusive, uma boa recomendação é usar o terminal, mais conhecido como prompt de comando. Tendo esse contexto, dentre os cursos disponíveis na plataforma da Alura, uma opção interessante para estudar banco de dados é o PostgreSQL - ele é bastante utilizado no mercado, principalmente em projetos maiores.

Deixo a seguir o link da formação de PostgreSQL:

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos!