1
resposta

Acessibilidade

Boa tarde,

Alguma dica o material extra de como criar no indesign um pdf acessivel? Tenho pesquisado bastante mas encontro pouco material sobre isso.

1 resposta

Olá, Luiza! Tudo bem?

Muito bem!! Acessibilidade é um aspecto muito importante a ser considerado ao criar documentos digitais, pois permite que pessoas diversas possam acessar e utilizar o conteúdo de forma adequada.

Embora seja verdade que exista pouco material disponível sobre esse assunto específico, posso te dar algumas dicas para começar a criar um PDF acessível no InDesign:

  1. Utilize texto real: Evite converter texto em imagens ou usar recursos visuais que não possam ser lidos por leitores de tela. Certifique-se de que todo o texto seja editável e esteja em uma fonte adequada para leitura.

  2. Organize o conteúdo: Utilize cabeçalhos, subcabeçalhos e parágrafos para estruturar o texto. Isso ajuda na navegação e compreensão do documento por pessoas com deficiência visual, por exemplo.

  3. Adicione descrições alternativas: Para imagens, gráficos e outros elementos visuais, é importante adicionar uma descrição alternativa. Essa descrição deve ser clara e concisa, transmitindo as informações principais da imagem.

  4. Utilize tags de estrutura: No InDesign, é possível adicionar tags de estrutura ao documento para ajudar na leitura e navegação por leitores de tela. Essas tags fornecem uma estrutura lógica ao documento, facilitando a compreensão do conteúdo.

  5. Verifique a ordem de leitura: Certifique-se de que a ordem de leitura do documento esteja correta, especialmente quando há elementos sobrepostos ou agrupados. Isso garante que o conteúdo seja lido na sequência correta.

Essas são apenas algumas dicas iniciais para criar um PDF acessível no Adobe InDesign.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui para te auxiliar, ok?

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software