1
resposta

Acessar Interface do Aiflow de forma remota

Olá, gostaria de mover o projeto que tenho no Airflow para produção lá no trabalho. Para isso eu teria que coloca-ló no nosso servidor que não tem interface.

Como faço para acessar o interface do Aiflow de forma remota (na mesma rede) ?

Eu tentei acessar http://ip.do.servidor:8080 e aparece a mensagem "apache airflow is not at this location" e no terminal até aparece que tentei fazer a conexão.Obs.: Já liberei a porta 8080 no firewall

Se poderem me ajudar ou indicar algum artigo ou curso.

1 resposta

Olá Matheus, tudo bem ? Espero que sim.

Desculpa pela demora no retorno.

Infelizmente ainda não temos conteudos com essa parte de configuração em produção.

Recomendo a leitura da propria documentação para entender todas as questões de segurança envolvidas neste processo.

Documentação

Um passo a passo que você pode analisar:

1 - Configuração do arquivo airflow.cfg: Configurar o arquivo airflow.cfg para permitir conexões remotas. A variável que controla o host do servidor web é web_server_host, mas é mais seguro definir esse valor como 0.0.0.0 apenas se você estiver em um ambiente de desenvolvimento ou não se preocupar com a segurança. Definir o web_server_host como 0.0.0.0 permitirá que o Airflow aceite conexões de qualquer endereço IP, o que pode ser arriscado em ambientes de produção.

web_server_host = 0.0.0.0

Uma abordagem mais segura é definir o web_server_host para o endereço IP específico de onde você deseja permitir conexões remotas, como:

web_server_host = seu_endereco_ip

Certifique-se de que o firewall ou outras medidas de segurança estejam configurados para permitir tráfego na porta que o Airflow está usando (normalmente a porta 8080 por padrão).

2 - Reiniciar o servidor web do Airflow: Após fazer alterações no arquivo airflow.cfg, você deve reiniciar o servidor web do Airflow para que as configurações entrem em vigor. Você pode fazer isso usando o seguinte comando:

airflow webserver -p 8080

Certifique-se de substituir -p 8080 pelo número da porta que você configurou no arquivo airflow.cfg, se necessário.

3 - Problemas adicionais: Se, mesmo após seguir essas etapas, você ainda estiver enfrentando problemas para acessar o Airflow remotamente, pode haver problemas de firewall, configuração de rede ou outros fatores que estão impedindo a comunicação. Nesse caso, você deve verificar esses aspectos e, se necessário, procurar ajuda de administradores de sistemas ou redes.

É importante enfatizar a importância da segurança ao configurar o web_server_host e considerar outros fatores que podem afetar a conectividade remota.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!