1
resposta

Acessar a aplicação localmente e externamente [Dúvida]

Bom dia,

A dúvida é a seguinte:

Gerei o build do projeto, coloquei a aplicação em uma máquina virtual Ubuntu Server com o Apache dentro da rede aqui da empresa, a API está em outra máquina virtual também na mesma rede da empresa (por enquanto é uma API local mesmo, sem acesso externo).

Dessa forma consigo acessar a aplicação dentro da rede da empresa e todas as requisições para API local funcionam normalmente.

O problema é quando tento acessar a aplicação de forma externamente, aqui na empresa temos um firewall controlando os acessos internamente e externamente e temos um endereço externo dedicado, que foi configurado para quando alguem acessar determinada porta direcionar para a máquina virtual onde está a aplicação, exemplo: (http://ipexterno:8001) o firewall direciona para a máquina virtual onde está a minha aplicação. O problema é que as requisições para a API param de funcionar, e no console do chrome depois de um certo tempo aparece um erro informando que não foi possível acessar o endereço (http://192.168.1.10/api/recurso), a aplicação abre normalmente mas as requisições para a API param, alguém pode me explicar melhor o que está acontencendo? Tem algum jeito de fazer esse tipo de acesso? Eu quero aqui da empresa acessar localmente, e quando estiver externo acessar um endereço externo e ter acesso também a mesma aplicação.

Desde já agradeço, abraços.

1 resposta

Fala aí Ítalo, tudo bem? Bom, para resolver o problema seria necessário entender melhor o contexto, ver a estrutura como foi configurada, ver os erros que estão dando na API, apenas falando assim é complicado pois podemos ter N soluções para o problema.

Agora, acho que uma das possíveis seria você tentar criar túneis da sua máquina para a máquina virtual onde encontra-se a aplicação e outros para a máquina onde encontra-se a API (pode ser que não dê certo).

Obs: Se quiser, poste os erros que dão no seu console do navegador para tentarmos ajudar.

Espero ter ajudado.