1
resposta

Acessando a EC2 com HTTPS

Mesmo criando o Security Group liberando a porta 443 não acessa a EC2 com HTTPS só funciona se eu for lá no endereço e remover o S deixando apenas HTTP.

Se eu já liberei a porta não era para só funcionar?

Edit: Parece que tem algo a ver com certificado SSL, mas posso estar enganado

1 resposta

Olá Guilherme.

Qual o retorno quando você tenta acessar via HTTPS? Ao meu ver, podem ser duas coisas:

1 - Apesar da porta 443 estar liberada no security group, não tem nada escutando na porta 443 no host. Para verificar isso você pode fazer um telnet ou então acessar via SSH e fazer um curl lá dentro pra ver o retorno.

2 - O seu browser só está bloqueando porque o HTTPS exige um certificado digital. Como não tem nenhum certificado digital associado ao domínio, ele bloqueia porque considera inseguro. Afinal, sem um certificado válido toda a ideia do HTTPS se perde. Nesses casos, no browser geralmente tem uma opção do tipo "É tido como perigoso, não coloque dados confidenciais lá", mas mesmo assim permite você acessar. Assim como em ferramentas tipo o Postman tem a opção de você não validar o certificado digital.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software