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Acertando o alvo

Boa noite pessoal! Compartilhando meu código.

<!DOCTYPE html>
<html lang="pt_BR">

<head>
    <meta charset="UTF-8">
    <meta http-equiv="X-UA-Compatible" content="IE=edge">
    <meta name="viewport" content="width=device-width, initial-scale=1.0">

    <style>
        * {
            margin: 0;
            padding: 0;
            box-sizing: border-box;
        }

        body {
            display: flex;
            flex-direction: column;
            align-items: center;
            justify-content: center;
            height: 100vh;
        }

        div {
            display: flex;
            flex-direction: column;
            align-items: center;
            justify-content: center;
            border: 3px double brown;
            padding: 25px;
            box-shadow: 0 0 20px rgba(0, 0, 0, 0.6);
        }

        div h1,
        h3 {
            margin-bottom: 5px;
            color: brown;
        }

        canvas {
            background-color: lightgray;
            scale: (0.1);
            animation: .8s ease-in-out 0s 1 normal both running aparecimento
        }

        @keyframes aparecimento {
            from {
                transform: scale(0.1);
            }

            to {
                transform: scale(1.0);

            }
        }
    </style>

    <title>Lógica de Programação II</title>
</head>

<body>
    <div>
        <h1>03 - Interagindo com o usuário</h1>
        <h3>10 - Acertando o alvo</h3>

        <canvas width="600" height="400"></canvas>

    </div>

    <script>

        // Declaração das constantes.
        const canvas = document.querySelector("canvas");
        const context = canvas.getContext("2d");

        // Declaração das variáveis.
        var radiusCircle = 10;
        var coordTargetX = 300;
        var coordTargetY = 200;

        // Função responsável por devolver os valores das coordenadas do canvas.
        function coordinates(e) {
            return [e.pageX - canvas.offsetLeft, e.pageY - canvas.offsetTop];
        }

        // Função responsável por desenhar os círculos do alvo.
        function drawCircle(x, y, radius, color) {
            context.fillStyle = color;
            context.beginPath();
            context.arc(x, y, radius, 0, 2 * Math.PI);
            context.fill();
        }

        // Função responsável por desenhar o alvo.
        function drawTarget(x, y) {
            drawCircle(x, y, radiusCircle + 20, "red"); // maior círculo
            drawCircle(x, y, radiusCircle + 10, "white");
            drawCircle(x, y, radiusCircle, "red"); // menor circulo
        }

        // Função responsável por informar que o alvo foi atingido.
        function shoot(e) {
            let [x, y] = coordinates(e);
            let [minX, minY, maxX, maxY] = [x - radiusCircle, y - radiusCircle, x + radiusCircle, y + radiusCircle];
            let [targetX, targetY] = [coordTargetX, coordTargetY]

            if (minX <= targetX && targetX <= maxX && minY <= targetY && targetY <= maxY) {
                alert("Você ACERTOU!!!");
            }
        }

        drawTarget(coordTargetX, coordTargetY);
        canvas.onclick = shoot;

    </script>
</body>

</html>
1 resposta

Olá, Wesley! Tudo bem?

Parabéns pelo seu empenho, sua solução ficou excelente!

Caso tenha alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Continue praticando, bons estudos e até mais.