Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Acentuação no eclipse.

O código está fluindo legal mas quando aparece no console os acentos faz com que desapareça a letra. O que posso fazer?

public class TestaPontoFlutuante {

public static void main(String[] args) {

double salario;
        salario = 1250.70;
        System.out.println("meu salário é " + salario);

double idade = 37;
        System.out.println("minha idade é " + idade);

double divisao = 5.0 / 2;
        System.out.println(divisao);

Console :

meu sal�rio � 1250.7

minha idade � 37.0

2.5

8 respostas

Pesquisa sobre conversão de unicode, provavelmente você criou o arquivo com padrão ansi e o console imprime em utf-8 ou vice versa (talvez vc tenha copiado e colado o código), tenta recriar a classe e reescrever o codigo, ou vc pode usar um método de conversão da String => new String("palavrazoada".getBytes("ISO-8859-1"), "UTF-8");

Estou com o mesmo problema. Já tentei alterar o encoding da IDE para ISO-8859-1, UTF-8 e até testei os demais, mas nenhum fez o console ler corretamente a acentuação. Meu SO é Windows 10.

O que posso estar fazendo de errado?

@Paula provavelmente alguma configuração cruzada (já aconteceu de eu copiar e colar um código e ter problema com unicode no eclipse), tenta colocar essa linha -Dfile.encoding=UTF-8 no seu eclipse.ini pra ver se resolve, você pode colocar as strings que você digita no código com a conversão tbm, ex:

" Meu salário é " => em caso de arquivo Ansi para UTF-8 ![](![em caso de UTF8 para Ansi](https://cdn1.gnarususercontent.com.br/1/1193975/a1dd284b-387d-4414-81bf-6a695688993e.png) )

VocÊ tbm pode usar o Notepad++ pra fazer conversão unicode para suas Strings quando precisar, de qualquer forma vale a pena uma estudada sobre unicode, esse assunto pode ser problemático em projetos.

Andre, valeu pela resposta.

Coloquei essa linha no eclipe.ini e mesmo assim não deu certo.

Continua aparecendo essa forma:

"Est� ligado? true Est� tocando? true"

Vou ter que analisar melhor o que está acontecendo, pois nada do que faço dá certo.

Paula, você tem repo do projeto pra eu dar uma olhada? ou então me passa o codigo que vc ta usando pra eu testar aqui, talvez eu consiga ser mais especifico na solução.

solução!

depois de muita luta consegui achar a solução... alterei o encoding dentro de run -> run configurations -> java application -> nome do projeto -> common.

coloquei o encoding do projeto pra rodar em ISO-8859-1 e deixei a configuração do eclipse em UTF-8.

deu trabalho, mas deu certo! valeu pela ajuda Andre!!!

Eu estava com o mesmo problema, e reinstalei o Java JDK, de 17 para 8, no Ccleaner em desinstalar Java Jdk e Jre, e instalei no site oracle, java archive, Java SE 8, escolhe versão, e instala o Eclipse no eclispe.org, quando mudei a versão voltou a imprimir os caracteres especiais, segui também as orientações da aula "Java JRE e JDK: escreva o seu primeiro código em Eclipse".

Paula muito obrigado deu certo.