Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

23
respostas

Acentuação Java

Boa tarde,

Segui os procedimentos referentes a acentuação, mas mesmo rescrevendo os códigos, ainda ocorre o erro de acentos.

O que fazer?

Obrigado.

23 respostas

Olá Fábio,

Qual exatamente o erro que ocorre?, será que a sua IDE não está configura para unicode?

Quando eu rodo o programa, não reconhece os acentos.

public class TestaVariaveis { public static void main(String[] args) { System.out.println("Olá novo teste");

int idade = 44;

System.out.println("A idade é " + idade + ", parabéns!");
    System.out.println("Olá");
}

}

Resultado no Console:

Ol� novo teste A idade � 44, parab�ns! Ol�

Olá,

Entendi, deixa eu perguntar mais uma coisa, qual a ide que você está usando? Está no sistema operacional Windows, Linux?

Estou usando o Eclipse (ultima versão) e windows 10

Oi,

Neste link mostar como configurar a saida https://howtodoinjava.com/eclipse/how-to-display-non-english-unicode-e-g-chinese-characters-in-eclipse/

Estou com o mesmo problema, Fábio conseguiu resolver o seu problema com o link passado pelo Flávio? No meu caso não resolveu

Olá,

Ainda não resolveu :(

Oi,

Pessoal, coloquei aqui a configuração do Eclipse, referente a code da linguagem, blz?

Segui suas orientações conforme o link enviado mas mesmo assim não resolveu.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Legal,

Você está com UTF-8, logo tens que ver se a formatação aplicada no seu código fonte também está em UTF-8

Bom dia Flávio, como vemos isso? Acredito que estou com o mesmo problema

Como vejo essa formatação aplicada?

Olá,

Que a formatação do arquivo fonte tem que ser a mesma da Workspace, selecione Window -> Preferences -> Workspace Tem estar tudo em UTF-8 ou no ISO...

Eclipse Workspace

Eclipse perferences

Quando mudo ambas as configurações para ISO, o resultado no console aparece igual ao código (conforme foto) mas quando altero ambos para UTF-8 não funciona.

Ah, Esqueci de avisar,

Sim, você tem rescrever essa acentuação, para o arquivo ser gravado com o encoding correto.

Infelizmente não dá certo, deve ter algo mais complexo envolvido.

Sim,

Tem mais uma configuração no Run as configurations :

Eclipse

Também tentei e não deu certo :(

Bom,

Só para entender qual é o enconding que estais usando ?

Eu sugiro mudar para utf-8 nas 3 configurações, e senão funcionar mudar para o ISO 8859-01 para 3 três também, O que tá ocorrendo que seu arquivo foi gravado num econding difente da console, por isso estais com este problema

Outra questão que eu lembrei, que alguns fazem é reinstalar o JDK, eu qual a versão do Java que estais usando, mas já vi gente resolvendo este tipo problema refazendo a instalação, enfim no mais só vendo na sua máquina para ver se tem outro fator influenciando o seu ambiente.

Boa tarde,

Reinstalei o JDK e mudei todas as configurações para ISO, finalmente funcionou.

Muito obrigado pela ajuda e pela paciência Flávio.

Legal, parabéns