4
respostas

Acentuação e pasta de imagens

Oi, eu queria entender porque não aceita acentos ao escrever os textos e ao arrastar a pasta para o drawable não deu certo, eu precisei importar de outro jeito, pelo atributtes.

4 respostas

Olá Gisele, tudo bem?

No Android, o sistema operacional e o ambiente de desenvolvimento Android Studio utilizam por padrão a codificação de caracteres UTF-8 para processar os arquivos de recursos, incluindo os arquivos de layout XML e imagens em formato PNG na pasta drawable.

No caso do arrastar e soltar uma imagem para a pasta drawable, pode ocorrer problemas devido a permissões de gravação insuficientes ou à presença de caracteres inválidos no nome do arquivo.

Qualquer dúvida, estarei à disposição :)

Mas uf-8 tem acentos, não tem? Quando digita no campo de texto como eu faço então, preciso mudar a configuração no Android? Se sim, onde? Achei estranho, porque no HTML, a gente usa o utf-8 geralmente como padrão e queria entender porque ele não aceita quando o usuário digita, porque numa app a pessoa precisa digitar com acentos. No caso foi a pasta que eu baixei do curso, não tinha caracteres inválidos.

Obrigada

Olá novamente

Eu estava enganado ao mencionar o UTF-8 como padrão para nomeção de arquivos por isso peço desculpas, dentro do AS ele tem um padrão próprio de caracteres (caixa baixa, de a até z, números de 0 a 9 e underscores)

menu de criação de vector asset android studio, nome do ícone ic_relógio, na parte inferior do menu é apresentado um erro dizendo: "'ó' is not a valid file-based resource name character: File-based resource names must contain only lowercase a-z, 0-9, or underscore."

Agora sobre a imagem, você pode pegar a imagem de maior resolução (xxxhdpi) e arrastar ela para a sua pasta drawable, ao invés de colocar a pasta inteira, isso fará com que o AS reconheça e adapte ela.

Imagino que isso resolva a questão da imagem, qualquer coisa estarei à disposição :)

Olá, obrigada. Então, eu percebi que o problema é o teclado do computador, ele não aceita os acentos do teclado, se escrever com o teclado do emulador funciona, aí não testei não sei se vê outro padrão de teclado.

Sobre as imagens, ele está armazenando as imagens dentro da pasta res e fora da drawable, não sei se isso mudou ou se é isso mesmo.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software