Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Acentuação da pagina incorreta

Bom dia, a página nã oestá codificada em utf-8 e por isso a pagina home não pega acentuação, inclusive no banco de dados os registros estão sem acentuação e com caracteres errados.

Segue código da home.jsp:

<%@ page language="java" contentType="text/html; charset=ISO-8859-1"
    pageEncoding="ISO-8859-1"%>

Já tentei mudar para utf-8 mas o problema persiste.

Exemplo de caracter errado:
Curso de Violão
Introduçao a Arquitetura Java e Design de projetos com Java
Violão
Casa do Código
Enfim, tem outros registro no banco e na home.jsp da view.

Seria bom dá uma atualizada no curso para que seja corrrigido esses erros.

Grato

8 respostas

Fala ai Felipe, tudo bem ?

Cara passei o problema para o instrutor, que já está dando uma olhada.

Valeu por avisar :D

Oi Felipe, encoding é um problema chato. Pode ser que seja problema do curso, mas antes de.termos certeza é.importante que você verifique seu ambiente. O seu banco de dados foi criado com ut8? O arquivo jsp está utf-8 na ide?

Vamos tentar achar o problema.

Fala Alberto. O Banco está em utf8 mas precisamente utf8mb4_0900_ai_ci. E na IDE o arquivo home.jsp está em ISO-8859-1 eu tentei editar e colocar o utf8 mas mesmo assim o erro persiste. Acho que o problema não está no meu ambiente. Abraços

Bom dia Felipe Travassos. Estou com este mesmo problema. Conseguiu resolver de alguma forma?

Bom dia Douglas, eu corrigi o código e registros no banco manualmente. Aí ficou com a acentuação normal.

Reparei em algo aqui. Na classe "CriadorDeProdutos" os dados que populam o banco de dados na hora que rodamos o projeto está com problema na acentuação também. Acho que o problema está na importação. Ainda estou quebrando a cabeça por aqui pra resolver este problema.

solução!

Resolvi o problema.... \o/

Era erro na hora da importação do projeto mesmo. O meu Eclipse estava configurado para o encoding padrão "Cp1252". Alterei para "UTF-8" nas configurações gerais dele e importei o projeto novamente. A classe "CriadorDeProdutos" ficou com os acentos corretamente e populou os dados no Banco de forma correta também.

PS: As configurações de encoding padrão do Eclipse estão em: Window >> Preferences >> General >> Workspace

Na opção "Text file encoding" altera de "Default" para "Other" e seleciona "UTF-8".

Se o projeto já está importado não ocorrerá alteração. Será necessário importá-lo novamente.

Opa Douglas, vou fazer os teste, tinha outroos problemas também de atualizar o drive mysql e colocar o timezone para funcionar perfeitamente. Se importar do zero tem que fazer essas alterações.