Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Acentuação corrigida automaticamente pelo browser?

Ao fazer a atividade (texto_puro.html) onde colei uma frase copiada no editor de texto (Sublime) e posteriormente abri no browser (Google Chrome), notei quando selecionava o arquivo para abrir (foto1) algumas palavras aparecem descaracterizada, o que é o intuito inicial do exercício.

Porém ao abrir no browser, as mesas aparecem corretas (foto2), mesmo sem ter incluído no arquivo texto_puro.html a informação para que fosse feito as devidas correções.

Saberiam explicar o motivo pelo qual isso está ocorrendo?

foto1foto2

14 respostas
solução!

Já achei a resposta.

O Chrome, a partir da versão 55, passou a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Então, é possível pensar que não é mais necessária a tag .

No entanto, ela deve continuar a ser usada, porque nem todos os navegadores detectam o encoding automaticamente, sendo assim, é uma boa prática manter a tag indicando o charset usado na hora de criar o arquivo.

Boa noite. muito bem, eu vim aqui para fazer a mesma pergunta porque comigo aconteceu a mesma coisa mas você já respondeu. Valeew frederico, bons estudos aí!!

Olá, também percebi isso. O chrome corrige automaticamente.

Alguns navegadores passou a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Mas é sempre bom manter o a tag

Aconteceu comigo também, mas estou me habituando a manter a tag.

Iniciando aqui meu curso, mas com a resposta de cada um, entendo que temos as mesmas dúvidas. Espero um dia poder contribuir com todos vocês também. Bons estudos a todos! e obrigado Frederico por compartilhar, e também aos demais! Mantendo a tag por aqui!

Me deparei com a mesma coisa. O Chrome corrige está corrigindo o texto automaticamente. Mas o melhor é termos o hábito de manter a tag.

iniciando_hoje tambem. bons_estudos_para_voces.

:D

O melhor a se fazer e manter a tag pois quando você precisar usar ela você já estará familiarizado .

No navegador (Mozilla Firefox) em questão aconteceu o mesmo no Chrome ele leu a acentuação sem precisar da tag <meta charset="UTF-8">. Como mostrado na imagem aqui

Eu acho incrível como essas atualizações servem pra diminuir o nosso trabalho em algumas coisas. Por mais que ainda seja necessário usar a tag, acredito que no futuro bem próximo, muitas delas serão descontinuadas.

Oi pessoal, como estão? Estou bemmm atrasada com os meus estudos por motivos familiares. Pois bem, ao fazer o exercício do texto puro, percebi que o meu texto já aparece corrigido e ao entrar aqui, vi que aconteceu vcs também. Pensei que tinha feito algo errado e vi que não!:)

Olá Ana, tudo bem sim. Mas é isso mesmo alguns navegadores ja consegue indentificar automaticamente o encoding dos arquivos, mas é sempre bom manter a tag < Meta >.

Oi Fernando, pois é, eu li que é bom manter a tag . Muito obrigada.