Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Acentuação corrigida automaticamente pelo browser?

Ao fazer a atividade (texto_puro.html) onde colei uma frase copiada no editor de texto (Sublime) e posteriormente abri no browser (Google Chrome), notei quando selecionava o arquivo para abrir (foto1) algumas palavras aparecem descaracterizada, o que é o intuito inicial do exercício.

Porém ao abrir no browser, as mesas aparecem corretas (foto2), mesmo sem ter incluído no arquivo texto_puro.html a informação para que fosse feito as devidas correções.

Saberiam explicar o motivo pelo qual isso está ocorrendo?

foto1foto2

14 respostas
solução!

Já achei a resposta.

O Chrome, a partir da versão 55, passou a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Então, é possível pensar que não é mais necessária a tag .

No entanto, ela deve continuar a ser usada, porque nem todos os navegadores detectam o encoding automaticamente, sendo assim, é uma boa prática manter a tag indicando o charset usado na hora de criar o arquivo.

Boa noite. muito bem, eu vim aqui para fazer a mesma pergunta porque comigo aconteceu a mesma coisa mas você já respondeu. Valeew frederico, bons estudos aí!!

Olá, também percebi isso. O chrome corrige automaticamente.

Alguns navegadores passou a detectar automaticamente o encoding dos arquivos. Mas é sempre bom manter o a tag

Aconteceu comigo também, mas estou me habituando a manter a tag.

Iniciando aqui meu curso, mas com a resposta de cada um, entendo que temos as mesmas dúvidas. Espero um dia poder contribuir com todos vocês também. Bons estudos a todos! e obrigado Frederico por compartilhar, e também aos demais! Mantendo a tag por aqui!

Me deparei com a mesma coisa. O Chrome corrige está corrigindo o texto automaticamente. Mas o melhor é termos o hábito de manter a tag.

iniciando_hoje tambem. bons_estudos_para_voces.

:D

O melhor a se fazer e manter a tag pois quando você precisar usar ela você já estará familiarizado .

No navegador (Mozilla Firefox) em questão aconteceu o mesmo no Chrome ele leu a acentuação sem precisar da tag <meta charset="UTF-8">. Como mostrado na imagem aqui

Eu acho incrível como essas atualizações servem pra diminuir o nosso trabalho em algumas coisas. Por mais que ainda seja necessário usar a tag, acredito que no futuro bem próximo, muitas delas serão descontinuadas.

Oi pessoal, como estão? Estou bemmm atrasada com os meus estudos por motivos familiares. Pois bem, ao fazer o exercício do texto puro, percebi que o meu texto já aparece corrigido e ao entrar aqui, vi que aconteceu vcs também. Pensei que tinha feito algo errado e vi que não!:)

Olá Ana, tudo bem sim. Mas é isso mesmo alguns navegadores ja consegue indentificar automaticamente o encoding dos arquivos, mas é sempre bom manter a tag < Meta >.

Oi Fernando, pois é, eu li que é bom manter a tag . Muito obrigada.