Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
14
respostas

Acentuação

Criei duas páginas HTML porém em uma a acentuação aparece normalmente e na outra aparece errada como o instrutor disse que apareceria, por quê ?

Página que acentuação aparece errada: 'Começando a estudar programação

'

Página que a acentuação aparece normal: Meu primeiro teste!

Seria isso um programa?

Não consigo fazer nada além de mostrar conteúdo fixo?

Obrigado,

Atenciosamente,

Gustavo Simões.

14 respostas

Olá Gustavo! Precisamos dar uma pista para o navegador para saber qual "formato" usamos na hora que escrevemos em nosso arquivo HTML. Esse formato é chamado de cadeia de caracteres e pode variar de máquina para máquina. Em nosso caso, para resolvermos este problema.. precisamos colocar essa pista dentro da tag <head> do navegador. Logo, teremos algo assim:

<head>
<meta charset="UTF-8">
</head>

É através da tag meta que resolvemos esse problema. Caso você já tenha colocado, verifique se está escrita corretamente.

Aguardo seu feedback!

Abraço

Bom dia Flavio!

A página que eu criei foi simples, é possível o browser fazer esse reconhecimento de acentos sozinho sem ter a

presente no código ?

Obrigado,

Att.

Olá Gustavo, não há. Até daria se ele adotasse um padrão e sua página tivesse nesse padrão. Mas vamo supor que o padrão dele seja uma cadeia de caracteres que não suporta acento, você gostaria de seguir esse padrão? É por isso que é sempre uma boa prática indicar o tipo de codificação da página.

Por exemplo, nesta mesma página: se você estiver no chrome e clicar com o botão direito nela, aparecerá uma opção para você ver o código fonte (source) dela. Nela você verá que no HTML dentro da tag head foi definido o charset.

Espero ter ajudado!

Olá Flavio,

Ajudou e muito, eu sei que por boas maneiras deve ser introduzido no arquivo HTML a tag

poré no meu arquivo o browser reconheceu os acentos sem essa tag, como é possível ?

Obrigado.

Esse é o código ?

Meu primeiro teste!

Seria isso um programa?

Não consigo fazer nada além de mostrar conteúdo fixo?

""""Meu primeiro teste!

Seria isso um programa?

Não consigo fazer nada além de mostrar conteúdo fixo?

'''"""

```Meu primeiro teste!

Seria isso um programa?

Não consigo fazer nada além de mostrar conteúdo fixo?

```
Meu primeiro teste!

<h3>Seria isso um programa?</h3> 

<strong>Não</strong> consigo fazer nada além de mostrar conteúdo fixo?

<script>

alert("Podemos fazer mais com JavaScript!");

alert("28/07/2014")

</script>
solução!

Calhou da codificação do seu arquivo ser a padrão do navegador. O mesmo não poderia acontecer se sua página estivesse na web, lá você não tem controle de quem acessa suas páginas.

Desculpe não estava intendendo como colocar o código, enfim, quando eu rodo esse arquivo todos os acentos aparecem normalmente e o arquivo não possui o atributo

.

Você pode saber mais neste endereço.

Colocando o charset ficaria assim:

<head>
<meta charset="UTF-8">
</head>

<h3>Seria isso um programa?</h3> 

<strong>Não</strong> consigo fazer nada além de mostrar conteúdo fixo?

<script>

alert("Podemos fazer mais com JavaScript!");

alert("28/07/2014")

</script>

Eu sei onde ela fica, o que eu quero saber e porque meu codigo funciono e eu consegui ver os acentos normamente sem a tag meta ?

Ahh , agora entendi. Muito obrigado.