3
respostas

Acentos especiais truncados

estou usando o vsc e ele trunca os acentos, estou fazendo com utf8 mas não rola.

tentei colocar o negócio do lang mas não rola troca tudo pela aque caracter com quadrado de lado e uma interrogação dentro.

mandei para um amigo o executavel e no prompt apareceu truncado.

Até agora sinto falta desta solução no curso do C, alguém resolveu isso?

3 respostas

Olá Alexandre!

Esse problema pode ocorrer devido à configuração do encoding do arquivo ou do próprio ambiente de desenvolvimento.

Uma solução para esse problema é garantir que o arquivo esteja salvo com o encoding correto. No Visual Studio Code, você pode verificar e alterar o encoding do arquivo indo em "File" > "Reopen with Encoding" e selecionando "UTF-8".

Além disso, é importante verificar se o seu ambiente de desenvolvimento está configurado corretamente. Certifique-se de que o seu sistema operacional está configurado para usar o encoding UTF-8 como padrão. Caso contrário, você pode enfrentar problemas de exibição de caracteres especiais.

Outra possível solução é utilizar a função setlocale() da biblioteca <locale.h> para definir o locale correto no seu programa em C. Por exemplo:

#include <stdio.h>
#include <locale.h>

int main() {
    setlocale(LC_ALL, "pt_BR.UTF-8"); // Define o locale para o português do Brasil com UTF-8

// Seu código aqui

return 0;
}

Essa função irá definir o locale correto para o seu programa, permitindo que os caracteres acentuados sejam exibidos corretamente.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Boa tarde Lucas, grato por sua resposta, mas não funcionou, já estou com o utf8 habilitado no VSCode. A questão que fica é o que mais pode estar errado, pois não adianta eu resolver aqui no meu PC e quando eu mandar o projeto para alguém avaliar ele truncar, eu testei mudar para ISO, e funciona, mas se o padrão é UTF8 o que pode estar gerando este comflito, você saberia me dizer o que eu posso faze?

Mais alguém com algum orientação?