Me deparei com essa situação enquanto tentava resolver a atividade: A cada tocada na borda a velocidade da bolinha dobrava sem limites. (CUIDADO FECHE A PÁGINA RAPIDO)
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
function volta()
{
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x--
}
function vai() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++
if(x>590)
{
setInterval(volta,10)
}
if(x<10)
{
setInterval(vai, 10);
}
}
setInterval(vai, 10);
</script>
De qualquer forma concertei o código adicionando:
if(x>590)
{
setInterval(volta,1)
x=590
}
if(x<10)
{
setInterval(vai,1);
x=10
}
ficando:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
function desenhaCirculo(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
var x = 20;
function volta()
{
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x--
}
function vai() {
limpaTela();
desenhaCirculo(x, 20, 10);
x++
if(x>590)
{
setInterval(volta,1)
x=590
}
if(x<10)
{
setInterval(vai,1);
x=10
}
}
setInterval(vai, 1);
</script>
Desconfiei que na verdade o tamanho da coordenada x esta se diminuindo a cada toque de borda ou que esse ultimo setInterval
esteja comprometendo o loop. Não consigo afirmar oque realmente deu a aceleração repentina, mas ai está um possível SOLUÇÃO PALIATIVA. Paliativa ,pois quanto mais tempo passa mais o código apresenta problemas com a movimentação da bolinha.
Quem souber do real motivo compartilhe seu conhecimento conosco :).