Me deparei com essa situação enquanto tentava resolver a atividade: A cada tocada na borda a velocidade da bolinha dobrava sem limites. (CUIDADO FECHE A PÁGINA RAPIDO)
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }
    var x = 20;
    function volta()
    {
         limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x-- 
    }
    function vai() {
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x++
        if(x>590)
        {
            setInterval(volta,10)
        }
        if(x<10)
        {
            setInterval(vai, 10);
        }
    }
    setInterval(vai, 10);
</script>De qualquer forma concertei o código adicionando:
 if(x>590)
        {
            setInterval(volta,1)
            x=590
        }
        if(x<10)
        {
            setInterval(vai,1);
            x=10
        }ficando:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
    function desenhaCirculo(x, y, raio) {
        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }
    function limpaTela() {
        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }
    var x = 20;
    function volta()
    {
         limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x-- 
    }
    function vai() {
        limpaTela();
        desenhaCirculo(x, 20, 10);
        x++
        if(x>590)
        {
            setInterval(volta,1)
            x=590
        }
        if(x<10)
        {
            setInterval(vai,1);
            x=10
        }
    }
    setInterval(vai, 1);
</script>Desconfiei que na verdade o tamanho  da coordenada x esta se diminuindo  a cada toque de borda ou que esse ultimo setInterval esteja comprometendo o loop. Não consigo afirmar oque realmente deu a aceleração repentina, mas ai está um possível SOLUÇÃO PALIATIVA. Paliativa ,pois quanto mais tempo passa mais o código apresenta problemas com a movimentação da bolinha.
Quem souber do real motivo compartilhe seu conhecimento conosco :).