Estou tentando pelo mysql workbench, e fica só persistindo nesse erro. Já olhei senha e tudo mais ;(

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Estou tentando pelo mysql workbench, e fica só persistindo nesse erro. Já olhei senha e tudo mais ;(

Eu tive esse problema.
O caminho que encontrei foi: eu precisei primeiro criar um novo usuário. Pelo terminal do mySQL foi o seguinte comando (coloquei o seu nome Lucas como exemplo):
CREATE USER 'lucas'@'localhost' IDENTIFIED BY 'password';No lugar do 'password', você coloca a sua senha. Depois, eu dei autorização total pra este usuário.
GRANT ALL PRIVILEGES ON *.* TO 'lucas'@'localhost' WITH GRANT OPTION;Neste comando acima, ele dá autorização total para o 'lucas' em todos os bancos e tabelas existentes. Se você quiser dar autorização para uma única tabela em um banco só, é só você trocar o . por nome do banco. nome da tabela.
O usuário já deve entrar como 'lucas' assim que você criá-lo. Mas, se você precisar logar como lucas é só usar o comando abaixo:
$sudo mysql -u lucas -pAi o terminal pede a sua senha e vc entra no mysql.
Peguei os comandos do site abaixo e outros: https://www.hostinger.com/tutorials/mysql/how-create-mysql-user-and-grant-permissions-command-line
eu fiz assim, só que depois deu o mesmo erro. Mas depois revisei os caminhos das pastas ai era onde tava dando errado. ai consegui resolver. Mas, muito obrigado pela resposta!