1
resposta

Abuso no princípio da escassez

Nem é uma dúvida, mas uma observação, se me permitem...

Faço compras de mercado online, através do site Clube Extra. Comprar mercado na internet é cômodo e interessante, mas não é simples quando se tratam de diversos itens, por vezes é possível levar o dobro do tempo de você ir no mercado e colocar os produtos no carrinho. Mas continuando a experiência online, depois de perder todo esse tempo colocando os produtos, na hora de fechar a compra vem mensagem que determinado produto não está disponível.

Outra situação retrata anúncios de promoções relevantes, como os de queima de estoque que muito tem a ver com escassez. Aí o site apresenta uma navegabilidade lenta, travamentos ao definir quantidades no carrinho. Nessa situação, vamos considerar que o tempo decorrido seja o quádruplo do que a experiência in loco. Então mais uma vez, na hora de finalizar a compra, adivinhe? Um item com um preço muito bom e que você precisava ou gostava muito não está mais lá.

Logo, considero que vale ponderar um cuidado na exploração do princípio de escassez ao prejudicar a experiência, o cliente tende a não querer voltar ou mesmo ir a concorrência.

1 resposta

Perfeita colocação Rafael,

Os exageros podem frustrar a nossa expectativa e e se persistir a tendência é buscarmos outros forncedores que nos atendam melhor.

Obrigada por compartilhar. =)