1
resposta

Abrir porta dos containers com Node

Olá. Gostaria de saber o motivo de se abrir a porta 3000 dos containers contendo o app Node para o host, visto que todo o trafego externo é controlado pelo NGINX, que já possui total acesso a esses serviços por já estarem na mesma rede, assim como acontece com o serviço do mongodb (que não teve sua porta exposta). Não há necessidade de expor a porta para o host, e inclusive acredito ser incorreto visto que dessa forma conseguimos acessar diretamente essas aplicações no navegador sem passar pelo NGINX, o que resulta na página sem imagens e formatação, já que ele é o responsável por fornecer os arquivos estáticos.

1 resposta

Olá, Thiago. Tudo bem?

Realmente, os containers do NGINX e os do Node estão na mesma rede, mas, se não estou enganado, a porta continua tendo que ser exposta, pois para que o NGINX possa redirecionar o tráfego para a aplicação, ele continua tendo que redirecionar para uma porta específica, a 3000, que é onde o node fica escutando.

A aplicação está rodando num container e se o container não expor a porta em que a aplicação escuta, não há como haver comunicação para essa porta, ainda que os dois containers estejam na mesma rede.

É como se eu tivesse uma aplicação rodando numa porta na minha máquina, mas o firewall bloqueasse tráfego para ela, então mesmo que outra máquina esteja na minha rede, ela não acessa a aplicação.

Faz sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software