1
resposta

Abrindo o editor no SQLPLUS no LINUX

Olá pessoal, tudo bem?

Esta é a minha primeira postagem aqui no forum, iniciei os estudos essa semana no ALURA. Inicei o curso de: Introducao ao SQL com Oracle . Atualmente estou usando o SO: Debian GNU/Linux 11 bullseye (x86-64).

Essa postagem estou fazendo com o intuito de ajudar aos usuários de Linux. Diferente de outros sistemas operacionais como por exemplo o Windows, no sistemas com KERNEL Linux o "editor" tem que ser configurado via linha de comando, para abrir em suas futuras edições. A primeira vez que tentei dar um simples "Edit" me deparei com essa dificuldade, onde o SQL PLUS não identificava o comando por inteiro "EDIT" e sim o ED, e em seguida informava que não era possível. Após algumas pesquisar consegui identificar esse motivo, e aqui estou repassando a vocês, para algúem que precisar.

Primeiramente o SQL PLUS no linux é essa carinha aqui:

Localicação do SQLPLUS no Linux

Ao abrir, há duas formas de se conectar ao banco. Primeiro: pode digitar em apenas uma linha o comando: connect seu_usuario/sua_senha. Automaticamente irá conecta-lo no banco. Segundo: pode fazer esse processo fracionado: Connect, depois o usuário e depois a senha, sucessivos.

Configurando o editor via linha de comando

Antes de quaisquer edições, tem que ser configurado o editor que irá utilizar para suas edições em texto. Eu posso citar alguns editores, entretanto é muito importante você se atentar ao editor que está instalado em seu sistema. O editor que estou utilizando hoje é o kwrite.

O Comando para definir o editor é: SQL>define _editor=preencha_aqui_seu_editor

Vamos criar agora um documento por exemplo: SQL>digite edit configurar.sql Ao abrir o edito digite a frase: select sysdate from dual; salve e feche. Novamente no SQLPLUS digite SQL>@configurar.sql; e veja se ele retorna a informação de sua última atualização que será:

SYSDATE

DD/MM/AA <- a data de sua atualização no documento.

DETALHE IMPORTANTE

Até agora não consegui configurar o editor para ficar salvo, todas as vezes que abro o SQLPLUS tenho que defini-lo, após definir essa primeira vez, se eu não fechar, ele irá respeitar a minha escolha de editor e irá abrir, conforme exemplo abaixo:

Editor Funcionando

Se alguém conseguiu deixar salvo de forma fixa, post aqui em baixo, que será muito bem vinda. rs.

Estou no começo, mas feliz de compartilhar com vocês, os pequenos avanços.

Abraço a todos.

1 resposta

Olá, Helder, tudo bem?

Foi muito legal você ter compartilhado aqui com a gente essa dica sobre SQLPLUS no LINUX. Essa dica poderá ajudar outros alunos que passem pelo mesmo problema :)

Continue assim e bons estudos!!!