Olá pessoal, tudo bem?
Esta é a minha primeira postagem aqui no forum, iniciei os estudos essa semana no ALURA. Inicei o curso de: Introducao ao SQL com Oracle . Atualmente estou usando o SO: Debian GNU/Linux 11 bullseye (x86-64).
Essa postagem estou fazendo com o intuito de ajudar aos usuários de Linux. Diferente de outros sistemas operacionais como por exemplo o Windows, no sistemas com KERNEL Linux o "editor" tem que ser configurado via linha de comando, para abrir em suas futuras edições. A primeira vez que tentei dar um simples "Edit" me deparei com essa dificuldade, onde o SQL PLUS não identificava o comando por inteiro "EDIT" e sim o ED, e em seguida informava que não era possível. Após algumas pesquisar consegui identificar esse motivo, e aqui estou repassando a vocês, para algúem que precisar.
Primeiramente o SQL PLUS no linux é essa carinha aqui:
Ao abrir, há duas formas de se conectar ao banco. Primeiro: pode digitar em apenas uma linha o comando: connect seu_usuario/sua_senha. Automaticamente irá conecta-lo no banco. Segundo: pode fazer esse processo fracionado: Connect, depois o usuário e depois a senha, sucessivos.
Configurando o editor via linha de comando
Antes de quaisquer edições, tem que ser configurado o editor que irá utilizar para suas edições em texto. Eu posso citar alguns editores, entretanto é muito importante você se atentar ao editor que está instalado em seu sistema. O editor que estou utilizando hoje é o kwrite.
O Comando para definir o editor é: SQL>define _editor=preencha_aqui_seu_editor
Vamos criar agora um documento por exemplo: SQL>digite edit configurar.sql
Ao abrir o edito digite a frase: select sysdate from dual; salve e feche.
Novamente no SQLPLUS digite SQL>@configurar.sql; e veja se ele retorna a informação de sua última atualização que será:
SYSDATE
DD/MM/AA <- a data de sua atualização no documento.
DETALHE IMPORTANTE
Até agora não consegui configurar o editor para ficar salvo, todas as vezes que abro o SQLPLUS tenho que defini-lo, após definir essa primeira vez, se eu não fechar, ele irá respeitar a minha escolha de editor e irá abrir, conforme exemplo abaixo:
Se alguém conseguiu deixar salvo de forma fixa, post aqui em baixo, que será muito bem vinda. rs.
Estou no começo, mas feliz de compartilhar com vocês, os pequenos avanços.
Abraço a todos.