1
resposta

Abordando situações delicadas

Primeiramente, precisaria ter dados e fatos na mão para tomar as decisões. Com as decisões tomadas, teria conversas primeiro com as pessoas diretamente impactadas e, logo em seguida, conversa com a equipe inteira dando transparência sobre os objetivos das mudanças e também os dados e fatos que foram utilizados para tomar as decisões. Explicaria também que estas eram decisões que não poderiam ser compartilhadas com o time, mas que me colocaria à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

1 resposta

Olá, Fernando! Tudo bem?

Concordo com sua visão. Em situações delicadas, agir só pela emoção ou pela pressão do momento pode gerar ainda mais ruído na equipe. Ter dados e fatos antes de tomar uma decisão ajuda o líder a ser mais justo e seguro.

Também achei importante essa parte de conversar primeiro com os mais impactados. Isso demonstra respeito e evita que a informação chegue distorcida. Depois, ao comunicar para o time, a transparência precisa existir, mas com responsabilidade,porque nem toda informação pode ser aberta completamente

Uma dica que eu acrescentaria é: antes de comunicar a decisão ao grupo, o líder pode organizar uma mensagem simples com três pontos: o que aconteceu, o que será feito e como a equipe será apoiada. Isso deixa a comunicação mais clara e reduz interpretações erradas.

No fim, acho que o ponto central é esse: comunicar com clareza, explicar o que for possível e manter abertura para dúvidas, sem perder a firmeza da decisão.