2
respostas

Abordando situações delicadas

Em primeiro lugar, após receber as informações sobre o que deve acontecer, por meio de alguem que, hierarquicamente, está acima de mim eu me colocaria num contexto de reflaxão sobre o que deve ser feito. Bom, a partir daqui, deveria buscar os fatos da situação, ou seja, me perguntar o porque de tal situação ter que ocorrer. E, assim, comunicar, de forma direta e clara, a pessoa que está sendo o foco da situação (Desligamento ou transferência). Demosntrando que a decisão não foi baseada em suposições e achismos, mas sim em fatos. Após isso, escolher o local e o tempo certo. Pois, imagine você ter que declarar uma decisão bastante delicada, na qual uma pessoa será desligada da equipe, e você decidide fazer isso em público, deixando assim um "climão" na equipe, até um possível medo, e causando constrangimento na pessoa. Por fim, citar os resultados esperados que a mudança gerará. E, logicamente, sempre me responsabilizando pela decisão tomada, mesmo que tla não fosse minha intenção.

2 respostas

Olá, Felipe!

Entendo que lidar com situações delicadas, como desligamentos ou transferências, pode ser um desafio significativo. A sua abordagem já demonstra uma preocupação em ser claro e direto, o que é essencial. Vou tentar complementar com algumas sugestões que podem ajudar a minimizar o impacto dessas decisões.

1. Transparência e Honestidade: Como você mencionou, é importante basear a comunicação em fatos. Isso ajuda a construir confiança e a mostrar que a decisão foi bem pensada e necessária. Explicar o contexto e os motivos, na medida do possível, pode ajudar a pessoa a entender a situação.

2. Empatia e Respeito: Aborde a situação com sensibilidade. Mostre empatia e respeito pelos sentimentos da pessoa afetada. Isso pode ser feito reconhecendo o valor do trabalho dela e oferecendo apoio durante a transição.

3. Comunicação Privada: Escolher um local e momento apropriados é crucial. Converse com a pessoa em um ambiente privado e seguro, onde ela possa expressar suas preocupações e emoções sem se sentir exposta.

4. Oferecer Suporte: Se possível, ofereça suporte, como ajuda na recolocação ou indicação de recursos que possam auxiliar a pessoa no próximo passo de sua carreira.

5. Comunicação com a Equipe: Após a conversa individual, é importante comunicar à equipe de forma adequada, evitando rumores e mal-entendidos. Seja transparente sobre a situação, sem entrar em detalhes pessoais, e reforce o compromisso com o time.

6. Feedback e Reflexão: Após a situação, reflita sobre como a comunicação foi conduzida e busque feedback para melhorar em situações futuras.

Espero que essas dicas possam ser úteis para você! Abordar essas situações com cuidado e consideração pode fazer uma grande diferença para todos os envolvidos.

Bons estudos!

Eu pensei, em quanto lia a sua resposta, que poderia, se possível, realizar uma mini-festa despedida no próprio trabalho ou na casa de alguém num final de semana, para que a pessoa se sinta importante