2
respostas

Abertura da Porta 3000

No minuto 5, o instrutor afirma que a porta 3000 está aberta, pois isso já havia sido feito anteriormente. Revisando as aulas, não identifiquei em nenhum momento como foi feita a abertura desta porta 3000 e os parâmetros utilizados.

O problema é: "como configurar e abrir a porta 3000 na VM?". Parece que isto não foi feito em nenhum momento pelo instrutor.

Outro ponto falho no vídeo são as 3 linhas inseridas no database. É simples inserir as linhas, mas apenas 1 é inserida nas aulas e, posteriormente no select, são exibidas 3 linhas.

2 respostas

Dá uma olhada nesse tópico ve se te ajuda https://cursos.alura.com.br/forum/topico-nao-estou-conseguindo-conectar-443095

Depois de pesquisar um pouco eu vi como abrir a porta 3000. Na interface da VM no Azure, isto pode ser feito pelo caminho da barra lateral:

Máquina Virtual -> Rede -> Configurações de rede -> Regras -> Criar regra de portas

Minha dúvia era como obter a abertura "AllowAnyCustom3000Inbound" que aparecia no vídeo. Não havia referência anterior nas aulas. Obtive a abertura informando:

• Origem: Any
  • Intervalos de porta Origem: *
  • Destino: Any
  • Serviço: Custom
  • Intervalos de porta de destino: 3000
  • Protocolo: Any
  • Ação: Permitir
  • Prioridade: 310

Esta configuração, indicando explicitamente a abertura da porta 3000, não é apresentada nos vídeos.