2
respostas

Abaixo segue as minhas responsabilidades importantes que são de minha responsabilidade dentro da organização.

Olá Meu Nome é Waldenilson, Sou Coordenador de Sistemas, abaixo listei as minhas responsabilidades:

  1. Análise de Requisitos:

    • Colaborar com as partes interessadas para entender os requisitos do sistema.
    • Analisar os requisitos de software e hardware necessários para atender às necessidades da organização.
  2. Planejamento e Estratégia:

    • Desenvolver planos estratégicos para a implementação e atualização de sistemas de informação.
    • Identificar oportunidades para melhorar os processos existentes por meio de sistemas de informação.
  3. Gestão de Projetos:

    • Supervisionar projetos de desenvolvimento de sistemas, desde o planejamento até a implementação e manutenção.
    • Coordenar equipes de desenvolvimento, atribuindo tarefas e garantindo prazos.
  4. Avaliação e Seleção de Tecnologia:

    • Avaliar novas tecnologias e ferramentas para determinar sua adequação às necessidades da organização.
    • Recomendar e implementar soluções tecnológicas que melhorem a eficiência e a eficácia dos sistemas existentes.
  5. Implementação e Integração de Sistemas:

    • Supervisionar a implementação de novos sistemas de informação.
    • Garantir a integração adequada dos novos sistemas com os sistemas existentes.
  6. Garantia de Qualidade e Testes:

    • Desenvolver e implementar planos de teste para garantir a qualidade dos sistemas.
    • Coordenar testes de aceitação do usuário e garantir que os sistemas atendam aos requisitos especificados.
  7. Segurança da Informação:

    • Implementar medidas de segurança para proteger os sistemas de informação contra ameaças internas e externas.
    • Manter-se atualizado sobre as melhores práticas de segurança da informação e garantir a conformidade com regulamentações relevantes.
  8. Treinamento e Suporte:

    • Fornecer treinamento para usuários finais sobre o uso adequado dos sistemas.
    • Oferecer suporte técnico e resolver problemas relacionados aos sistemas de informação.
  9. Monitoramento e Manutenção:

    • Monitorar o desempenho dos sistemas e realizar ajustes conforme necessário.
    • Realizar manutenção preventiva e corretiva nos sistemas para garantir sua disponibilidade contínua.
  10. Documentação:

    • Manter a documentação técnica atualizada, incluindo manuais de usuário, especificações técnicas e diagramas de sistemas.

Solicitei um Feedback do meu gestor e logo estarei compartilhando com vocês neste desafio que foi lançado.

Obrigado e espero que gostem!

2 respostas

Olá, Waldenilson! Tudo bom?

Você fez um ótimo trabalho listando suas responsabilidades como Coordenador de Sistemas.

No entanto, o desafio proposto na atividade pede para você ir além da listagem das responsabilidades. Ele pede para você refletir e avaliar a sua rotina e o seu envolvimento em cada uma dessas responsabilidades.

Vamos pegar, por exemplo, a responsabilidade de "Análise de Requisitos". Você poderia avaliar o seu nível de compreensão dessa responsabilidade, o tempo que você dedica a ela, as interações que você tem com a equipe e as partes interessadas durante esse processo, e o seu nível de envolvimento nos projetos que requerem análise de requisitos.

Além disso, você poderia refletir se as tarefas que você realiza nessa área estão alinhadas com a visão, missão e metas da organização. Você poderia fazer isso para todas as responsabilidades que você listou.

Por exemplo:

  1. Análise de Requisitos:
    • Nível de compreensão: Eu entendo completamente o que é necessário para analisar os requisitos do sistema e sinto que posso colaborar efetivamente com as partes interessadas.
    • Tempo dedicado: Eu dedico cerca de 10 horas por semana para esta tarefa.
    • Comunicações: Eu me comunico regularmente com a equipe de desenvolvimento e com as partes interessadas para entender os requisitos do sistema.
    • Envolvimento em projetos: Eu estou envolvido desde o início até o final dos projetos que requerem análise de requisitos.
    • Alinhamento com os objetivos da organização: As tarefas que eu realizo estão alinhadas com a missão da organização de fornecer sistemas de alta qualidade que atendam às necessidades dos usuários.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se esta resposta te ajudou, por favor, marque como solução ✓. Bons estudos.

Daniela, Bom dia

Muito obrigado, ficou claro a sua explicação, estarei realizando esse estudo e alinhamento com a minha gestão.

Atenciosamente, Waldenilson Mereles de Souza

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software