Só eu que achei que ficou ainda pior no java 9? Para criar uma instância tem tantas exceções sendo tratadas no bloco try catch ao utilizar o newInstance do constructor que o código fica desnecessariamente poluido =(
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Só eu que achei que ficou ainda pior no java 9? Para criar uma instância tem tantas exceções sendo tratadas no bloco try catch ao utilizar o newInstance do constructor que o código fica desnecessariamente poluido =(
Boa tarde, Thiago! Como vai?
Na realidade, o newInstance() da classe Class tbm precisa do bloco try-catch para algumas exceções. Então não há vantagem dela sobre o newInstance() da classe Constructor nesse caso.
O que diferencia o método newInstance() da classe Constructor é que com ele vc pode verificar se ocorreu uma exceção dentro do construtor invocado e, em caso positivo, que exceção foi essa. Isso só é possível graças à exceção InvocationTargetException que só é lançada pelo newInstance() da classe Constructor.
Pegou a ideia? Qualquer coisa é só falar!
Grande abraço e bons estudos, meu aluno!