1
resposta

A técnica Feynman

Não é exatamente uma dúvida, mas uma observação a cerca da aula. Ao final da aula 07 - Técnica Feynman, é apresentada uma pesquisa que objetiva comprovar se a Técnica Feynman de fato trás algum ganho ou não. Foi dito que quem a utilizou obteve ganhos consideráveis e o outro grupo não obteve ganho algum. Como assim? Isso é muito vago, muito subjetivo. O artigo não apresentou nenhuma métrica? Tipo, uma porcentagem de acerto ou memorização maior que o grupo que não utilizou a técnica?

1 resposta

Oi, Wagner. Tudo bem?

Obrigada por compartilhar seu comentário conosco.

No vídeo não pude aprofundar todos os detalhes da pesquisa, mas você pode lê-la na íntegra aqui.

Trazendo algumas informações para você:

Na pesquisa foi utilizado um delineamento experimental com um design de grupos equivalentes pré-teste e pós-teste. Os participantes foram alunos do 4º, 7º e 11º anos, distribuídos aleatoriamente em grupo experimental (que utilizou a Técnica de Feynman) e grupo controle (que seguiu métodos convencionais de ensino). Ambos os grupos foram ensinados pelo mesmo professor, no mesmo ambiente e horário.

No artigo original:

This study utilized true experimental research, specifically, pretest-posttest equivalent groups design. This design is also regarded as the only research procedure that can adequately establish the cause-and-effect relationship (Campbell & Stanley, 2015). In this setup, learners were randomly assigned to two groups - experimental and control groups."

Métricas Utilizadas:

  • Testes de proficiência: Aplicação de testes pré e pós-intervenção. No artigo você encontra "The research tool used was a thirty-five-item multiple-choice test questionnaire, which underwent a dry run testing to different students but from similar schools". "The test items were then statistically treated using Cronbach Alpha Statistical Measure. The results yielded 0.79 and higher Cronbach alphas, which indicate good reliability."

  • Escala de pontuação: Os escores foram categorizados de "Pobre" a "Proficiente". No artigo: "The distribution of scores gives us an overview that (a) during the pretest, the majority of the participants' scores fell under 'fairly satisfactory' and 'satisfactory’ and (b) during posttest, a significant number improved, placing the bulk of participants under 'approaching proficiency' and a few under 'proficient' and 'satisfactory.' It can be further noted that the most apparent leaps were coming from the experimental groups."

  • Ganho de Aprendizado: Calculado como a diferença entre o pós-teste e o pré-teste. No artigo: "A learning gain score was obtained by subtracting an individual's pretest score from his/her posttest score (LG = Posttest – Pretest)"

Testes estatísticos:

  • Foram utilizados diferentes testes estatísticos para analisar os dados: Teste t pareado: para comparar os desempenhos dos alunos antes e depois da intervenção. "The data gathered from the pretest and posttest were statistically treated using paired t-test and two-sample t-test."

  • Teste t para amostras independentes: para comparar os grupos experimental e controle. "Using a two-sample t-test in comparing the posttest and the learning gain scores of both experimental and control groups could determine if the two groups have varying leaps of improvement and whether the difference between the two is statistically significant or not."

  • Teste de normalidade: para garantir a validade dos testes estatísticos. "One prerequisite of a parametric test like a t-test is testing the raw data for normality. All pre- and post-test data results of both experimental and control groups passed the normality test."

No artigo você encontra as tabelas com as pontuações e outros detalhes antes e depois do teste com o grupo experimental e de controle.

Espero ter ajudado =)

Bons estudos e abraços.