gente, eu empaquei numa parte do curso aq, no começo, quando vou fazer o clipin mask essa mensagem aparece, preciso de ajuda, por favor !!
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
gente, eu empaquei numa parte do curso aq, no começo, quando vou fazer o clipin mask essa mensagem aparece, preciso de ajuda, por favor !!
Bom dia Lucas, tudo bem =D
O que você deve estar fazendo é o seguinte, você tem objetos complexos, ou seja, são formas independentes que fazem parte de um grupo. Como se fossem dois quadrados distintos e quando você seleciona um você seleciona os dois ao mesmo tempo.
Ao selecionar este grupo você pode usar duas ferramentas a "SELECTION TOOL" a famosa setinha preta, ou a "DIRECT SELECTION TOOL" que é a setinha branca que fica ao lado da setinha preta.
Ao selecionar com a "SETINHA PRETA" você seleciona o conjunto, ou seja, todos os objetos que fazem parte do grupo, ao selecionar com a "SETINHA BRANCA" você faz uma seleção independente do objeto, mesmo ele fazendo parte do grupo você seleciona apenas ele.
Dito isso o que pode estar acnotecendo, você esta usando a "SETINHA BRANCA" para selecionar o objeto dentro do grupo e tentando criar a clipping mask apenas dele, o ilustrator não permite você criar uma clipping mask de apenas um objeto dentro de um grupo de objetos.
Então o que você pode fazer é pegar a "SETINHA PRETA" selecionar todo o grupo de objetos e logo em seguida selecionar o que vai ser a clipping mask e ai sim apertar o botão direito e clicar em "CRIAR CLIPPING MASK".
Deu para entender? Parece um pouco confuso por texto, mas é uma coisa bem padrão de acontecer no ilustrator. Em sumo tente usar a "SETINHA PRETA" para executar a ação que deve funcionar.