Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

A resposta do Exercício me parece incorreta

Boa noite Alura, estou refazendo esse curso para poder ajudar melhor o pessoal do fórum, e me deparei com esse exercício, ao pegar o html e o css e por no arquivo, observei que a resposta não bate com o resultado:

Até criei esse fiddle para demostrar visualmente: https://jsfiddle.net/maisonsouza/gp2z1oLf/

A palavra título aparece sobreposta mas não no topo do ul como diz a alternativa correta, ele tá aparecendo entre o primeiro e o segundo paragrafo do primeiro li.

Como não tenho permissão para mudar os exercícios, e já repassei muitos emails semelehantes, vou repassar pelo fórum mesmo, ok? Desde já agradeço.

5 respostas

Oi tudo bem? Já tentou entrar em contato com eles pelo suporte? http://suporte.alura.com.br/

Maison, tudo bem? Na verdade a alternativa está correta. O h1 com position do jeito que está, ele cola no topo da ul. Mas o que diachos está acontecendo então pra ele aparecer colado no primeiro li?

Lembra das formatações padrões do navegador? O h1 tem uma margem superior e inferior. Então ele topa na ul, mas a sua margem faz ele parecer que não está no topo.

Experimente colocar por exemplo, o h1 sozinho na página sem css algum. Ele cola no topo da página? Não.

Pra testar, experimente remover as margens do h1, ele vai se sobrepor com o primeiro li, que também está no topo da ul. Quer ir mais longe? Experimente colocar um padding na ul, o li vai descer, mas o h1 não :)

Pra ficar mais visível, aproveitei e coloquei uma borda na ul e com essas alterações, veja o resultado:

html e css de exercício

Ficou mais claro? Fez sentido? :)

Oi Wanderson, interpretando o exercício, eu consigo sem testar dizer que se um elemento tem position absolute com top 0 e o pai relative que ele vai aparecer no topo do elemento pai(nova referencia), só que realmente pelo navegador isso não acontece, eu retirei as margens do <h2> e ele não vai pro topo fica um pouco abaixo do primeiro parágrafo, eu respondi no topo do ul pela teoria, mas ao ver um monte de dúvidas relacionadas nesse exercício das pessoas que estão testando via código ou num fiddle, acho melhor sinalizar algo como

Obs: Desconsidere as formatações de seu navegador.

Porque pra essa observação tivemos ainda que adicionar um padding de 20px;

Outra questão é a palavra sobrepostos fica confuso, tá no topo do elemento mas tá sobreposto, sendo que o ul dependendo de quantas li tenha pode ser enorme. A idéia de sobreposto é que fica em cima e cobre, ou que pelo menos fica em cima.

Outra questão é que as alternativas incorretas tem a mesma mensagem, e a correta não tem mensagem nenhuma. Como eu não tenho perfil pra mudar um exercício, acho que cabe uma revisão na questão didática(outros alunos se queixaram disso) e achei justo, ele tá muito seco, na minha opinião ocasionando dúvidas desnecessárias, daria pra dar uma melhorada nas descrições dele e ao acertar uma explicação embaixo informando como conseguimos chegar ao resultado.

solução!

Hm, acho justo que possamos melhorar nas justificativas, me parece fazer sentido a observação.

Só pra esclarecer o sobreposto, o h2 vai sobrepor o primeiro li e o padding foi mais pra questão de ilustrar que o h2 vai para o topo da ul (onde também a li se encontra).

E concordo que este curso precisa de melhorias, mas infelizmente não consigo fazer isso agora. Por hora, submete uma sugestão de melhoria, no menu dos três pontinhos tem lá uma opção de sugestão de melhoria, ai você seleciona que quer submeter uma correção técnica e descreve a situação. Assim o revisor técnico pode avaliar e deixar o exercício mais claro.

Se encontrar outros tópicos assim, pede isso pra eles também, por favor.

Eu ainda não experimentei essa feature da revisão técnica vou da uma olhada, até então só podia propor sugestão na transcrição da aula, que bom que agora é possível fazer nos exercícios também, porque existem muitos com erro de sintaxe e alguns iguais a esses confusos.Muito obrigado pelo feedback.